Na noite desta quarta-feira (16), a Apcef/PB foi palco de um evento inédito e inspirador: o primeiro encontro do projeto “Vamos juntos que dá movimento!”. A iniciativa reuniu entidades representativas como Apcef/PB, Associação dos Gerentes da Caixa Econômica Federal da Paraíba (Agecef-PB), Sindicato dos Bancários da Paraíba, Sindicato dos Bancários de Campina Grande e Região, Associação dos Economiários Aposentados da Paraíba (AEA-PB), bem como Fenae e Contraf-CUT, além de empregados da ativa e aposentados da Caixa da região.

eventopb878.png

O objetivo do encontro foi abrir espaço para ouvir diferentes experiências e realidades dos trabalhadores da Caixa e construir, coletivamente, alternativas para os desafios enfrentados no dia a dia, bem como promover a aproximação entre sindicatos, associações e empregados. Segundo Rafael de Castro, diretor da Fenae e da Contraf-CUT, e coordenador da Comissão Executiva dos Empregados (CEE/Caixa), “foi um verdadeiro esforço para unir forças em tempos tão desafiadores para as empregadas e os empregados da Caixa de todo o país”.

“Tivemos uma amplitude de diversas realidades, com a presença de gestores, representantes de entidades, empregados de agência e de departamentos, tanto do presencial quanto do home office, além de aposentados. E conseguimos transformar tudo isso num bate-papo que gerou ações concretas para o futuro”, destacou.

eventopb430dentro.png

A construção conjunta foi celebrada por todos os presentes, como Roncalio Peixoto, presidente da Apcef/PB, anfitrião do encontro, que ressaltou o prazer de sediar a iniciativa. Rodrigo Lavor, presidente da Agecef-PB, também destacou a importância da união entre as entidades para encontrar caminhos viáveis e sustentáveis. Já Sandro Jardel, vice-presidente da Região Nordeste da Fenag, reforçou a necessidade urgente de espaços como esse, que promovam diálogo e escuta ativa diante da atual conjuntura. A diretora Administrativa do Sindicato da Paraíba, Danielle de Freitas, também marcou presença e ressaltou a importância do encontro e a construção de uma agenda concreta entre as entidades.

eventopb430dentro2.png

Como resultado imediato do evento, já está marcada uma reunião para a próxima semana entre representantes do Sindicato dos Bancários da Paraíba, da Agecef-CE e Apcef/PB, para discutir questões relacionadas ao credenciamento e descredenciamento no âmbito do Saúde Caixa da região. A CEE/Caixa, representada pelo coordenador Rafael de Castro, também estará presente nessa conversa, com o objetivo de acompanhar de perto a construção e levar a experiência para outras unidades do país.

Segundo Rafael, o sucesso do encontro reforça o desejo de levar o projeto “Vamos juntos que dá movimento!” para outros estados. “Estamos abertos a demandas de outras regiões que queiram construir esse tipo de espaço. Há diversas propostas para debatermos presente e futuro com temas que vão de Saúde Caixa à cobrança de metas, onde a questão do assédio moral sempre aparece, bem como a agenda de eventos que os empregados participam, como esportivos, culturais e simpósios. Vamos buscar outras entidades para expandir essa ação em todo o Brasil. Nossa missão é defender esse patrimônio do país que é a Caixa e celebrar e unir nosso pessoal que, por décadas, construiu uma história que precisamos defender”, finalizou.