Fenae da defesa dos empregados Caixa

Está no Estatuto – estimular “a união, a solidariedade e a defesa dos interesses dos empregados ativos, aposentados e pensionistas, apoiando, sobretudo, suas reivindicações”. E é assim que a Federação Nacional das Associações do Pessoal da Caixa Econômica Federal (Fenae) vem atuando desde o seu nascimento.

Um exemplo de união e a solidariedade, que permeiam toda a trajetória da Fenae, aconteceu na greve da categoria bancária em 1991. Por 21 dias, os trabalhadores paralisaram as atividades por reajuste salarial e contra as privatizações, iniciadas pelo então presidente Fernando Collor. Como retaliação à greve, Collor demitiu, injustamente, 110 trabalhadores da Caixa. Sensibilizados, os empregados se uniram, organizados pela Fenae, para arcar com o salário dos demitidos a partir de um desconto na folha de pagamento de 35 mil colegas solidários. O movimento só terminou depois que conseguiram reintegrar todos os demitidos de volta ao banco.

Não Toque em Meu Companheiro - 30 Anos da Campanha

A busca para ampliar os direitos e manter os que já existem exigiu muito trabalho e articulação com entidades associativas, do movimento sindical e de parlamentares. A Fenae conduziu campanhas e ações de mobilização e, inúmeras vezes, buscou a Justiça para garantir que nenhum direito fosse ou seja retirado.

Direito à sindicalização, de greve, jornada de 6 horas, plano de cargos e salários, estabilidade no emprego, mais contratações, aposentadoria complementar (Funcef), plano de saúde (Saúde Caixa), reajustes salariais e condições dignas de trabalho são algumas das conquistas. Os avanços, é importante destacar, têm a fundamental parceria dos empregados, de entidades em defesa dos trabalhadores, de coletivos e movimentos pela categoria.

A Comissão Executiva de Empregados da Caixa (CEE/Caixa), que assessora a Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf/CUT) nas negociações com a Caixa, tem atuação essencial para garantir que os interesses dos empregados sejam negociados com o banco. 

Assim, com o apoio dos empregados e das entidades, a Fenae continua incansável na luta pelos direitos e bem-estar dos empregados ativos, aposentados e pensionistas. “Nenhum direito a menos!"

Relembre algumas lutas e conquistas!