Os últimos 52 anos da Fenae foram de muito trabalho e de bons resultados. É por meio do incentivo a práticas sociais, esportivas e culturais que a Fenae, sempre em parceria com as Apcefs, promove o bem-estar do pessoal da Caixa. Um dos nossos desafios é a aproximação com os associados das Apcefs.

A Fenae está ainda mais perto de você!

Exemplos de ações da Fenae e Apcefs, além das campanhas e mobilizações contra a privatização da Caixa e contra a retirada de direitos dos trabalhadores, são os Jogos da Fenae, o Movimento Solidário, o #ProntoFalei, a Rede do Conhecimento, o Mundo Caixa, a área de Convênios, o Talentos, o Meu Ideal, o Nosso Valor, o Eu Faço Cultura, o Bolão e o Arena, entre outros.

Quando o assunto é esporte, o grande destaque são os Jogos da Fenae. É o maior evento esportivo entre bancários e um dos maiores realizados no Brasil. São 27 delegações estaduais, formadas por atletas selecionados nas Apcefs e com disputas em diversas modalidades. Mais do que uma competição, os Jogos da Fenae reúnem milhares de empregados da Caixa, entre atletas e torcedores, promovendo a integração e a confraternização entre colegas de trabalho de todas as regiões.

Os Jogos da Fenae ocorrem a cada dois anos e são realizados, de maneira intercalada, com os Jogos Regionais do Norte, do Nordeste, do Centro-Oeste, so Sul e do Sudeste, organizados pelas Apcefs com apoio da Fenae. Outro evento esportivo importante é a Corrida Fenae do Pessoal da Caixa, realizado anualmente pelas Apcefs para comemorar o aniversário da Fenae, a quem cabe produzir as camisetas e medalhas que são distribuídas para os participantes das corridas.

A cada edição, como um dos nossos projetos voltados para a promoção do bem-estar dos associados das Apcefs, a Corrida Fenae do Pessoal da Caixa vem contando com participação expressiva de trabalhadores do banco público.

Para quem deseja dar palpite em competições esportivas, a plataforma adequada é o Bolão Esporte Clube Fenae/Apcefs, que já movimentou os amantes do futebol durante a Copa do Mundo de 2018, na Rússia e também o Megabolão do Qatar de 2022. Além do futebol, os palpites também estão abertos em modalidades como basquete, vôlei, tênis e Fórmula 1.

Ainda em parceria com as Apcefs, a Fenae promove o Arena Jogos Clássicos. Trata-se de uma plataforma on-line de jogos eletrônicos de dominó, xadrez, damas e canastra, destinado exclusivamente a empregados da ativa, aposentados e pensionistas associados a uma das 27 Apcefs e seus dependentes.

Os projetos da Fenae na área da cultura têm o objetivo de revelar e incentivar os talentos dos empregados da Caixa, de modo a democratizar o acesso à cultura. Um dos maiores destaques é o Talentos Fenae/Apcef, voltado para quem escreve, filma, fotografa, toca, canta, desenha, pinta, cria e aprecia arte. Este projeto incentiva, revela e valoriza aptidões no universo dos empregados da Caixa. É realizado em duas etapas, estadual e nacional, e já se tornou o maior concurso cultural corporativo do país.

Para democratizar o acesso à cultura e investir na economia criativa, a Fenae e as Apcefs realizam o Movimento Cultural do Pessoal da Caixa (MCPC) e o Eu Faço Cultura, com destinação de até 6% do Imposto de Renda devido por milhares de empregados da Caixa para projetos culturais, com base na Lei Nacional de Incentivo à Cultura. Essa ação possibilita o apoio a produtores culturais de todo o país, assim como a renovação do acervo de bibliotecas populares e a distribuição de ingressos de shows, espetáculos e cinema a alunos de escolas públicas, ONGs e beneficiários do Bolsa Família, além de microempreendedores individuais e doadores do MCPC.

Também em parceira, a Fenae e as Apcefs promovem uma série de eventos socioculturais durante o ano. As iniciativas vão desde comemorações pelo Dia do Aposentado, bailes de Carnaval, festas de São João, colônias de férias, festas no Dia do Saci e até celebrações nos aniversários das associações. São momentos de muita alegria e de confraternização entre empregados da Caixa, familiares e amigos.

Outra ação relevante é a Rede do Conhecimento, plataforma de educação da Fenae e das Apcefs e que traduz a preocupação das entidades representativas com o desenvolvimento pleno dos empregados da Caixa, com foco no aperfeiçoamento profissional e pessoal. São cursos, pílulas, Redecast, infográficos e vídeos especiais, com informações para quem quer melhorar a carreira ou descobrir um novo talento. Quem usa esta ferramenta de educação e desenvolvimento pessoal concorre à participação no Inspira Fenae.

O #ProntoFalei é outro evento de destaque. Foi idealizado para os jovens empregados da Caixa e seu objetivo é motivar reflexões sobre os impactos da inovação tecnológica na sociedade. Articuladas com essas demandas socioculturais, há plataformas e programas de relacionamento como o Nosso Valor, o Meu Ideal e até mesmo a área de Convênios, com descontos em vestuário, educação, lazer, alimentação e produtos eletrônicos.