Desde 29 de maio de 1971, quando foi criada durante o 6º Congresso Nacional das Associações de Pessoal, em Curitiba/PR, a Federação Nacional das Associações do Pessoal da Caixa Econômica Federal (Fenae) é mais você, com os mais amplos e exclusivos benefícios possíveis. Surgiu como uma pequena associação, mas depois amadureceu na forma de uma entidade combativa, forte e representativa.

A Fenae é luta em defesa do banco público e dos direitos dos empregados, é esporte, é cultura, é lazer, é educação, é responsabilidade social, é democracia, é compromisso com o meio ambiente e a cidadania, é defesa do patrimônio público. É, enfim, bem-estar, qualidade de vida, integração e unidade ao movimento dos empregados da Caixa.

A Fenae, portanto, é resultado da mobilização coletiva. São 52 anos de união, lutas e conquistas, com acontecimentos impulsionados por sucessivas gerações. O foco é a integração dos empregados do banco público por meio de eventos políticos, sociais, culturais e esportivos.

Hoje, a Fenae atua em parceria com as 27 Associações do Pessoal da Caixa (Apcefs). Isso se articula com a defesa de uma vida digna para todos os trabalhadores e com a mobilização por um mundo melhor, justo e solidário. A luta é contra o inimigo comum: a concepção privatista e individualista da sociedade.

Missão

Promover o bem-estar do pessoal da Caixa, atuando coletivamente na defesa dos direitos e incentivando práticas sociais, esportivas e culturais.

undefined

Visão

Ser reconhecida como a instituição relevante na defesa da Caixa como banco público, de seus empregados e da construção de uma sociedade justa, igualitária e sustentável.

Nossos Valores

Temos comprometimento com os princípios democráticos.

Atuamos com ética, transparência e integridade.

Respeitamos e promovemos os direitos humanos, a equidade e a solidariedade.

Temos comprometimento com a proteção ambiental e a promoção do bem-estar da sociedade.

Zelamos pela qualidade e integridade da informação.

Estimulamos o crescimento pessoal de nossos trabalhadores(as), associados(as), parceiros(as) e sociedade em geral, por meio de busca do conhecimento.

Incentivamos a participação dos trabalhadores(as) no exercício pleno de sua cidadania.

Primamos pelas boas práticas de governança e efetividade em nossa atuação.

Zelamos pela sustentabilidade dos investimentos, priorizando iniciativas que produzam impactos positivos na sociedade.

Estrutura organizativa

A Diretoria Executiva da Fenae é renovada a cada quatro anos em eleição direta, da qual participam todos os empregados da Caixa que pertençam aos quadros de associados das Apcefs nos estados. O órgão máximo e soberano de decisão é o Conselho Deliberativo Nacional (CDN), constituído por diretores da Fenae e pelos presidentes das 27 associações afiliadas.

O CDN é a voz das Apcefs na Fenae e atua como espaço de amplo diálogo e troca de experiências. Reúne-se a cada quatro meses, conforme estabelece o Estatuto. É conduzido por uma mesa diretora eleita entre seus pares, com presidente, vice-presidente e secretário.

O colegiado é palco ainda para a apresentação de demandas regionais propostas pelas Apcefs e aprova também as atividades e ações da Fenae.