O Movimento Solidário é o programa da Fenae e das Apcefs para auxiliar na transformação de um mundo melhor. Criado em 2005, ele atua como programa de responsabilidade social da Federação, realizado em parceria com a Wiz e a Integra Participações, e com a essencial colaboração de empregados da Caixa de todo o país.

O principal objetivo é trabalhar em prol da diminuição da desigualdade social e da melhoria da qualidade de vida de brasileiros, por meio da erradicação da pobreza extrema, da elevação dos níveis de ensino e saúde e da promoção da igualdade de gênero e a autonomia das mulheres. Os parâmetros para este trabalho são os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU).

Entre as ações do movimento, está a parceria com a ONG Moradia e Cidadania, que também conta com participação direta das Apcefs. Com a iniciativa, a Fenae busca contribuir, por meio de ações de desenvolvimento sustentável, para a melhoria da qualidade de vida de famílias em situação de vulnerabilidade social.

Projeto da Fenae e das Apcef em parceria com Moradia e Cidadania

Uma das ações de responsabilidade da Fenae é a campanha “Juntos a Gente Faz o Futuro Brilhar”, promovida pela Federação e as Apcefs, em parceria com a ONG Moradia e Cidadania. Dentro do escopo, por meio de editais, a Fenae apoia 27 projetos que estão alinhados com as diretrizes estabelecidas pela ONU, que priorizam ações para alcançar as metas de desenvolvimento sustentável, como fome zero e agricultura sustentável, educação de qualidade, trabalho decente e crescimento econômico, consumo e produção responsáveis, proteção da vida terrestre e redução das desigualdades.

No primeiro edital, lançado em 2021, foram inscritos 12 projetos, sendo quatro em educação, esporte e cultura e oito com foco na segurança alimentar. Ao todo foram beneficiadas 600 pessoas diretamente e 2.426 indiretamente.

Em 2022, o número de projetos expandiu, passando para 25 com 19 voltados para educação, esportes e cultura; quatro projetos de segurança alimentar e geração de renda; e dois projetos direcionados para o meio ambiente. No total, 2.094 pessoas foram beneficiadas diretamente e 8.376 indiretamente.

A parceria da Fenae e das Apcefs com a Moradia e Cidadania está cada dia mais forte e, em 2023, com o lançamento do terceiro edital, as 27 Associações do Pessoal da Caixa foram contempladas. As ações, que vão beneficiar diretamente 1.859 pessoas e 7.436 indiretamente, começaram em fevereiro de 2024.

Belágua

O município maranhense foi escolhido, em 2015, para receber as ações do Movimento Solidário. A decisão foi do Conselho Deliberativo Nacional da Fenae, que reúne os presidentes das 27 Apcefs. Belágua tem um dos piores índices de Desenvolvimento Humano (IDH) do país.

Mais uma vez, com a importante colaboração dos empregados da Caixa, após ações emergenciais, sobretudo para diagnosticar e tratar doenças e combater a desnutrição infantil, entre 2015 e 2022, foram disseminadas ações em 34 comunidades rurais de Belágua, beneficiadas com as marcas singulares de 21 tanques de peixe, 10 hortas comunitárias, 10 poços artesianos, dois projetos de suinocultura, um projeto de abelhas sem ferrão, uma casa de farinha, um galpão de galinha caipira, um telecentro na sede do município e até serviços de saneamento.

O programa social dos empregados e das empregadas da Caixa desenvolveu projetos de geração de renda e acesso a direitos em benefício de mais de 2.500 pessoas. Na cidade maranhense, o Movimento Solidário representou sustentabilidade para mais de 34 comunidades.

O Movimento Solidário transformando vidas!

Lar das Crianças

Entre 2002 e 2019, a Fenae, a Wiz e a Integra Participações contribuíram com o Lar de Crianças Nossa Senhora das Graças, situado em Petrópolis (RJ), a 75 quilômetros da capital do Rio de Janeiro.

Ao longo dos anos, graças à participação dos empregados da Caixa em campanhas específicas de arrecadação, foi possível a recuperação da instituição através do Projeto Novo Lar. O Movimento Solidário auxiliou na melhoria da estrutura do local, inaugurou cozinha industrial, lavanderia, berçário, brinquedoteca e biblioteca, sala de reforço escolar, reforma no refeitório e na quadra de esporte.

O Lar das Crianças tem sede própria fundada em 16 de abril de 1957 e atua acolhendo crianças em regime integral, dando proteção, educação e promovendo o convívio social. O Lar é a única instituição mista da cidade que tem como princípio não separar os irmãos.

Caraúbas

Em Caraúbas (PI), o Movimento Solidário atuou de 2006 a 2015. O município apresentava o 18º pior Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) do Brasil e graves carências em áreas como educação, saneamento básico e saúde. Os anos de atuação da Fenae provocaram uma verdadeira revolução no município piauiense.

Por meio de parcerias com órgãos federais, estaduais e instituições privadas, e com as doações feitas por milhares de empregados da Caixa, foi possível implantar padaria comunitária, polo de confecção, horta comunitária, biblioteca, telecentro, cooperativa de leite e a doação de ambulância. As instalações no município são exemplos de desenvolvimento econômico e de geração de renda.

Uma das iniciativas também foi o acompanhamento de estudantes na busca por estímulo do desenvolvimento infantil, por meio do incentivo à leitura e à escrita, com o apoio à rede de ensino público (educadores e escolas) no fomento a uma educação transformadora.