avatar-pessoa

Ingressou na Caixa em 1982, tendo exercido funções como gerente de Relacionamento e coordenador de Serviços. Atuou como delegado sindical, foi diretor do Sindicato dos Bancários de São Paulo, Osasco e Região e diretor-presidente da Apcef/SP. Na Fenae, ocupou o cargo de vice-presidente na gestão 2018-2020. Foi secretário de Finanças da Contraf-CUT, de 2015 a 2020, e coordenador estadual da ONG Moradia e Cidadania, em São Paulo. Desde 2020, exerce a função de presidente da Fenae.

Sergio Takemoto
avatar-pessoa

Está na Caixa desde 1989, tendo atuado em várias áreas do banco em Minas Gerais. Foi diretor do Sindicato Único dos Trabalhadores em Educação/MG e diretor Cultural do Sindicato dos Bancários de BH e Região (2005-2008), além de presidente da entidade nas gestões de 2008 a 2011 e de 2011 a 2014. Na Fenae ocupou o cargo de diretor de Administração e Finanças (2018-2020 e 2020-2023).

Clotário Cardoso
Vice-presidente
avatar-pessoa

Está na Caixa desde 1982. Presidiu a Apcef/CE (1999/2004) e o Sindicato dos Bancários do Ceará (2005/ 2009). Participou do Comando Nacional dos Bancários, entre 2004 e 2009, e da CEE/Caixa (Comissão Executiva dos Empregados) de 2006 a 2016. Foi diretor de Comunicação e Imprensa da Fenae. É diretor de Cultura do Sindicato dos Bancários do Ceará.

Marcos Aurélio Saraiva de Holanda
Diretor de Administração e Finanças
avatar-pessoa

Bancário desde 1998, cursou Ciências Contábeis e trabalhou em outras instituições bancárias antes de ingressar na Caixa, em 2004. Foi secretário de esportes e diretor cultural da Apcef/SP. No Sindicato dos Bancários de São Paulo atuou como diretor. Foi membro do comitê de investimentos da Funcef. Na Caixa foi gerente de Pessoa Física e atualmente é dirigente da Contraf-CUT.

Rafael de Castro Leite Pereira
Diretor de Esportes
avatar-pessoa

É empregado da Caixa desde 1989. Trabalhou na área de Sistemas e de Administração e na Tesouraria Regional do banco em Salvador (BA). Presidiu a Apcef/BA (2008-2013), foi membro do Conselho Deliberativo da Contraf/CUT e diretor do Sindicato dos Bancários da Bahia (2011-2014). Na Fenae, esteve à frente das diretorias de Cultura e Sociocultural e na última gestão exerceu o cargo de diretor de Comunicação e Imprensa. Faz parte do Conselho Fiscal da Apcef/BA.

Moacir Carneiro da Costa
Diretor de Comunicação e Imprensa
avatar-pessoa

Ingressou na Caixa em 1982, participando da luta em defesa da jornada de 6 horas. Já foi diretor da Fenae e do Sindicato dos Bancários da Bahia. Presidiu o Conselho Fiscal da Funcef (2006-2010) e a Federação dos Bancários da Bahia e Sergipe (2009-2017). É vice-presidente da CTB/Bahia e membro da CEE/Caixa. Na Fenae atuou como Conselheiro Fiscal.

Emanoel Souza de Jesus
Diretor Sociocultural
avatar-pessoa

Em 1977 entrou na Caixa e se aposentou em 1998. É coordenadora-geral do Sindicato dos Bancários do ES e membro da executiva da Intersindical. Foi secretária de Comunicação da Apcef/ES. Em 1990, participou da Comissão Nacional em Defesa da Caixa e da luta pela centralização do FGTS no banco. Em 2016, integrou a coordenação do Comitê Nacional em Defesa das Empresas Públicas. Foi diretora da FEEB RJ/ES e CNB/CUT. Além de ser secretária de Formação da CUT/ES e diretora da CUT Nacional. Na Fenae foi diretora de Relações do Trabalho (2018-2020 e 2020-2023).

Rita de Cássia Santos Lima
Diretora de Assuntos de Aposentados e Pensionistas
avatar-pessoa

Entrou na Caixa em 1989, onde ocupou funções como supervisor e gerente-Geral em São Paulo. Foi presidente da Agecef/SP (2010-2015) e presidente da Federação Nacional das Associações de Gestores da Caixa (Fenag), no período de 2013 a 2017. Também foi membro da Contraf-CUT (2006-2009) e da Fetec/SP (2013-2017) e candidato ao Conselho de Administração (CA) da Caixa, em 2016. Está aposentado desde 2017. Na Fenae exerceu o cargo de diretor Sociocultural (2020-2023).

Nilson Alexandre de Moura Júnior
Diretor de Formação
avatar-pessoa

Está na Caixa dede 1989. Foi diretora do Sindicato dos Bancários de Bauru/SP (1995-1997). Na Apcef/SP, foi diretora de Administração e Finanças (1999-2002) e presidente (2002-2005 e 2005-2008). Presidiu o Conselho Deliberativo Nacional (CDN) da Fenae (2004-2006) e foi conselheira eleita da Funcef por dois mandatos (2006 a 2012). Na Fenae, já ocupou os cargos de vice-presidente e diretora de Administração e Finanças, além de diretora de Saúde e Previdência.

Fabiana Cristina Meneguele Matheus
Diretora de Relações do Trabalho
avatar-pessoa

Ingressou na Caixa em 2003, tendo exercido funções como caixa, assistente, gerente de atendimento e gerente de carteira. Atuou como delegado sindical, cipeiro, foi diretor-executivo da FETEC/SP e da Apcef/SP. Foi representante dos empregados no GT Promoção por Mérito, no GT Saúde Caixa e na mesa de negociação. É o atual presidente da Apcef/SP.

Leonardo dos Santos Quadros
Diretor de Saúde e Previdência
avatar-pessoa

Ingressou na Caixa em 2005. Entre os anos de 2008 e 2010, foi diretora de Apoio do Sindicato dos Bancários de Porto Alegre e Região. Em 2011, assumiu a Secretaria Geral da entidade. Na gestão anterior da Fenae, ocupou o cargo de diretora de Juventude (2017-2020). Cursou Ciências Sociais na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

Rachel de Araújo Weber
Diretora de Políticas Sociais
avatar-pessoa

Trabalha na Caixa desde 1989, quando ingressou na matriz, na Diretoria de Habitação, hoje lotada na Ag G Dias/MA. Em 1994 foi transferida para São Luiz, para a Central de Habitação, CPA e na área de habitação da agência Gonçalves Dias. De 2002 a 2020 trabalhou na área de habitação de crédito comercial da GIGAD/SL. Foi diretora da Região Nordeste (2017-2020). Presidiu o CDN da Fenae (2014-2017). Foi membro do Conselho Fiscal da Fenae e preside a Apcef/MA.

Giselle Maria Araújo de Menezes
Diretora de Impacto Social
avatar-pessoa

Mestre e Doutor em Ciências Sociais. Ingressou na Caixa em 2001. Foi diretor do Dieese e do SindBancários. É membro da Comissão Executiva Nacional dos Empregados da Caixa. Foi secretário do Meio Ambiente da CUT/RS. É membro do grupo de trabalho Ecologia Política, ligado ao Conselho Latino-Americano de Ciências Sociais. É colaborador do EJAtlas - Global Atlas of Environmental Justice e do Centro Brasileiro de Pesquisas em Democracia. Atualmente é presidente da Apcef/RS.

Marcos Leite de Matos Todt
Diretor Jurídico
avatar-pessoa

Ingressou na Caixa em 1981 oriundo do ex-BNH, exerceu funções de gerente e de gerente-geral em várias agências no Amazonas e em Roraima. Atuou como diretor da Apcef/AM e foi presidente da associação (2010/2012 e 2016/2018). Foi eleito novamente presidente da Apcef/AM (2021 a 2024). Está aposentado desde 2017, após trabalhar 36 anos na Caixa.

Paulo Roberto da Costa
Diretor da Região Norte
avatar-pessoa

Ingressou na Caixa em 1976. No banco, atuou em várias áreas. Formado em Administração, foi instrutor/multiplicador por 22 anos e consultor externo por mais de três anos. Presidiu a Agecef/PE (2011/2012) e a Apcef/PE (2012/2019). Foi presidente do CDN da Fenae (2017/2019). Está aposentado e também ocupa o cargo de diretor Financeiro da Apcef/PE.

Paulo Roberto Massetti Moretti
Diretor da Região Nordeste
avatar-pessoa

Ingressou na Caixa em 1985, mas hoje é aposentada. Foi presidenta da Apcef/GO por dois mandatos (2009-2014). Atualmente é diretora-executiva de Assuntos Trabalhistas da associação e diretora da AEA GO/TO. Em 2017, fez parte do Conselho de Usuários do Saúde Caixa. Na Fenae exerceu cargo de diretora de Assuntos de Aposentados e Pensionistas (2020-2023).

Vera Lúcia Barbosa Leão
Diretora da Região Centro-Oeste
avatar-pessoa

Entrou na Caixa em 1984. Participa do movimento associativo desde 2001. Depois de ocupar os cargos de diretor Executivo e Esportes da Apcef/MG, foi eleito em 2007 presidente da associação e permanece no cargo com mandato até 2022. Na Fenae, foi diretor Executivo (2011/2014). É membro do Conselho Deliberativo da AEA/MG. Foi 3º suplente do Conselho Fiscal na última gestão da Fenae.

Paulo Roberto Damasceno
Diretor da Região Sudeste
avatar-pessoa

Ingressou na Caixa em 1984. Formado em Ciências Contábeis e pós-graduado em Gestão de Pessoas. Foi vice-presidente da Apcef/PR e membro do Conselho Deliberativo em gestões anteriores. Atualmente é vice-presidente da entidade. Já presidiu e foi diretor Financeiro por dois mandatos da Agecef/PR. Na Fenae, atuou como membro do Conselho Fiscal (2017-2020 e 2020-2023).

José Megume Tanaka
Diretor da Região Sul
avatar-pessoa

Ingressou na Caixa em 1990, onde ocupou a função de analista. É formado em Ciências Contábeis pela Fundação de Estudos Sociais do Paraná. Atua como delegado sindical e dirigente sindical desde 1998. Foi membro do Conselheiro Deliberativo da Funcef (2012-2016). Atualmente é presidente do Sindicato dos Bancários e Financiários de Curitiba e Região.

Antonio Luiz Fermino
Diretor Executivo