Faltam quatro dias para o #ProntoFalei 2025, cuja 5ª edição será realizada no Rio de Janeiro (RJ). Os participantes já podem ficar ligados nas personalidades nacionais que irão conduzir o bate-papo do evento neste sábado, dia 8 de fevereiro, a partir das 14h30. O empregado é o convidado da Federação Nacional das Associações do Pessoal da Caixa (Fenae) para o evento, voltado aos trabalhadores do banco público com até 40 anos. 

O #ProntoFalei 2025 foi organizado para repensar o papel dos profissionais no mercado e o futuro da Caixa. Alguns dos temas dos debates têm a ver com relações de trabalho, e os impactos das práticas tóxicas no ambiente profissional e pessoal. 

O humorista Yuri Marçal será o apresentador e mediador da edição carioca do #ProntoFalei. Haverá debates sobre temas relevantes como carreira e relações tóxicas e “beyond banking”, expressão inglesa que significa estratégia de negócio no qual bancos oferecem serviços e produtos que vão além dos financeiros. 

O #ProntoFalei é uma realização da Fenae em parceria com as Apcefs. O evento, que em 2025 está em sua quinta edição, tem apoio especial da Apcef/RJ. “Estamos entusiasmados com o sucesso do #ProntoFalei, desde a sua estreia em 2019, realizada em Brasília. Agora, no Rio, apostamos que haja um proveitoso debate sobre os assuntos vinculados ao dia a dia dos trabalhadores dentro e fora da Caixa, sempre na perspectiva de melhorar a qualidade de vida das pessoas e de fortalecer a função social do maior banco público da América Latina”, diz Sergio Takemoto, presidente da Fenae.

A diretora de Políticas Sociais da Fenae, Rachel Weber, destaca a importância do #ProntoFalei para o diálogo entre as diferentes gerações de empregados da Caixa. “Nosso objetivo, em um primeiro momento, é conversar com os empregados mais jovens, os da chamada geração pós-98 da Caixa. Mas temos a intenção ainda de que este debate chegue a todas as outras gerações”, reitera Rachel.

As inscrições ainda estão abertas, mas com vagas limitadas. Portanto, acesse o site www.fenae.org.br/prontofalei e garanta sua vaga!

Convidados confirmados para o #ProntoFalei 2025

Diana Soares: comunicóloga, terapeuta e especialista em saúde mental. Possui MBAs em liderança, gestão de negócios, economia e recursos humanos. Sua atuação se destaca por abordar temáticas como segurança psicológica e comunicação não-violenta, áreas fundamentais no cenário contemporâneo de trabalho. Autodenomina-se como uma ex-líder tóxica que enfrentou e venceu dois episódios de burnouts, trazendo uma perspectiva única sobre liderança, relações no trabalho e bem-estar. 

Regina Navarro Lins: psicanalista, sexóloga e professora da Pontíficia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC/RJ). É também autora de 14 livros sobre relacionamentos, incluindo bestsellers como “A Cama na Varanda” e “o Livro do Amor”. Foi especialista fixa no programa “Amor & Sexo”, da Rede Globo de Televisão, além de comentarista da Globonews e de diversos veículos nacionais. Ela apresentou programas de rádio e, por oito anos, teve um blog no portal Uol. 

Nega Gizza: rapper, comunicadora, produtora, ativista social e mulher preta, nascida e criada na favela Brás de Pina, na Zona Norte do Rio. Ela é fundadora da Central Única das Favelas (CUFA) e apresenta há 15 anos o programa “A Voz das Periferias”, na Rádio Roquette-Pinto, onde dá espaço para a cultura, a arte e as lutas sociais das comunidades.  Em 2022, foi reconhecida como a melhor radialista pelo prêmio WME Awards by Music2, consolidando sua influência no cenário cultural e social. É referência na luta por igualdade e inclusão social, usando sua arte e voz para promover mudanças no ambiente no qual circula.  

Manuela Mello: psicóloga e especialista em liderança, sendo referência em economia e finanças solidárias. É ainda diretora-presidente do Banco Mumbuca, o maior banco comunitário do mundo. Em sua gestão nessa instituição financeira, a moeda social Mumbuca foi protagonista no fortalecimento da economia do município de Maricá (RJ), impulsionando transformações sociais e econômicas na região.

Marcella Campos: economista e gerente de inovação e experiência do usuário, com mais de uma década de atuação no design aplicado aos setores bancário e de saúde. Tem carreira consolidada em User Experience (UX), sigla em inglês para descrever um campo que busca entender como melhorar e qualificar a interação entre usuários, produtos e serviços. É formada em Desenho Industrial pela PUC/RJ e possui três MBAs em liderança, inovação e gestão 2.0, tecnologia para negócios, AI / Data Sciense / Big Data e marketing.

Mariel Angeli Lopes: economista formada pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e especialista em assessoria sindical. Ostenta uma trajetória de 10 anos no Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese). Atualmente, assessora diversas entidades sindicais de trabalhadores de diferentes setores econômicos, contribuindo para debates essenciais sobre direitos, políticas econômicas e condições de trabalho.