O presidente da Federação Nacional das Associações do Pessoal da Caixa (Fenae), Sergio Takemoto, participou nesta quarta-feira (2), no Teatro Renaissance, em São Paulo, da edição especial do “Café com Propósito” da Associação do Pessoal da Caixa do Estado de São Paulo (Apcef/SP), para falar da importância dos bancos públicos na economia contemporânea, da situação atual da Funcef (resultados e perspectivas) e para celebrar os 118 anos de lutas e conquistas da associação paulista.

No evento, que foi prestigiado por associados efetivos da ativa, aposentados e pensionistas, Sergio Takemoto afirmou que os empregados da Caixa lutaram para ser bancários e falou que os trabalhadores do banco público enfrentaram o desmantelamento no governo Fernando Henrique Cardoso e a tentativa de privatização de Collor. “Ou seja, passamos por muita coisa”, reiterou.

O presidente da Fenae declarou: “E quem sempre esteve presente em todas essas lutas, para defender a Caixa 100% pública e para defender a democracia no país, foi a Apcef/SP. A associação paulista sempre marcou presença na mobilização por democracia, por justiça, por melhores condições de trabalho, por um plano de saúde acessível e por uma Funcef forte. Temos, portanto, muita história e muita luta ainda para fazer”. 

Além de Takemoto, o “Café com Propósito” contou com a participação do jornalista Luís Nassif, fundador do jornal digital GGN, que abordou em palestra o tema “Arranjos produtivos digitais”, enfatizando em seguida a importância dos bancos públicos para a economia do Brasil. 

Outras participações relevantes no evento foram a de Leonardo Quadros (presidente da Apcef/SP e diretor de Saúde e Previdência da Fenae), Fabiana Uehara (conselheira eleita pelos empregados para o Conselho de Administração da Caixa), Ricardo Pontes e Jair Pedro Ferreira (presidente e diretor de Benefícios da Funcef, respectivamente), Vânia Lacerda (presidente da Apea/SP) e Aline Amorim (presidente da Fetec/SP), além de dirigentes de sindicatos dos bancários do interior de São Paulo.