A Associação do Pessoal da Caixa Econômica Federal de Goiás (Apcef/GO) seguiu, na última quinta-feira (28), com a seletiva estadual do Talentos Fenae/Apcef 2024/2025. A associação goiana anunciou e fez a premiação dos três primeiros colocados em cada uma das quatro categorias, que reúne oito modalidades culturais. O evento ocorreu no Bistrô Cultural da Apcef/GO, em Goiânia/capital, e celebrou a expressão artística em seus mais diversos formatos.

A seletiva estadual de Goiás contou com a participação de muitos associados, diretores da associação e convidados. Foi aberta por João Fortunato da Silva Barros, presidente da entidade, que enalteceu a presença dos colegas nos projetos em parceria da Fenae com as Apcefs. 

Durante a festa goiana da arte e da cultura, um elegante buffet de frios e petiscos, acompanhado de bebidas variadas e de chopp, criou o ambiente perfeito para a troca de experiências e para a apreciação das obras, expostas em um moderno painel touch. Assim, os presentes puderam prestigiar de forma interativa as criações dos talentos goianos, todos colegas da Caixa. São muitos registros fotográficos disponíveis na galeria de fotos do site da Apcef/GO (www.apcefgo.org.br).  

A cerimônia de premiação foi conduzida por membros da Diretoria da Apcef/GO, sob a direção de Daniele Cardoso (mestre do cerimonial). Na ocasião, houve a entrega dos troféus aos vencedores das diferentes categorias, depois de avaliados por um júri técnico. 

O ato foi prestigiado por dirigentes da associação goiana, como João Fortunato (presidente), Max Nazareno de Siqueira Melo (vice-presidente), Vera Lúcia Barbosa Leão (diretora da Região Centro-Oeste da Fenae e diretora Social da Apcef/GO), Silvio Sérgio Ferreira Gonçalves (diretor Cultural), Daniele Cardoso Sousa de Queiroz (diretora de Esportes), Gilda Parreira de Deus (diretora executiva) e Saulo Macedo Freitas (diretor executivo). 

Para o presidente da Apcef/GO, João Fortunato Barros, a seletiva estadual foi um evento lindo e cheio de emoção. E destacou: “Com isso, o empregado da Caixa revela possuir múltiplos talentos, não só no dia a dia das unidades, fazendo a diferença para toda a população brasileira, mas também na cultura, no esporte e em muitas outras atividades. É a Fenae, mais uma vez, atuando para incentivar os talentos dos trabalhadores do banco público. Tudo isso, aliás, é muito importante e se articula com a mobilização nacional pela Caixa 100% pública e na defesa de direitos”. 

Historicamente, a Apcef/GO atua como um espaço da promoção da cultura e do talento de seus associados, reforçando o compromisso com a valorização da arte como um instrumento de transformação social. Os participantes que conquistaram as três primeiras colocações nas categorias e modalidades culturais serão os representantes da associação goiana na etapa nacional do Talentos Fenae/Apcef 2024/2025, entre os dias 9 e 12 de abril de 2025, em Foz de Iguaçu, no Paraná.  

Confira o resultado da seletiva da Apcef/GO:  

CATEGORIA/ARTES VISUAIS

Modalidade/Fotos
1º lugar: José do Carmo de Ávila – “O esplendor da luz de Deus”.  
2º lugar: Ivo Carlos Zecchin – “Uma carinha bonita. Perdeu a cabeça... Caburé – Glacidium Brasilianum predando um calango (Tropidurus sp.)”. 
3º lugar: Marcos André de Melo Luz – “Amazônida – Esse rio é minha rua”.   

Modalidade/Filme

1º lugar: Jorge Castilho de Albuquerque Araújo – “Labirintos”.  
2º lugar: Sálvio José de Sousa – “Queridos prisioneiros”. 
3º lugar: Rafael Jacob Freire da Paz – “Filho da cobra de pedra”. 

CATEGORIA/ARTES PLÁSTICAS


Modalidade/Desenho e Pintura
1º lugar: Artur José Pereira – “Ela é minha Glória”.
2º lugar: Raimundo Nonato Rodrigues Brito – “Duas araras azuis em ninho artificial”. 
3º lugar: Anna Paula Ferreira – “Libélula na natureza”. 

Modalidade/Desenho Infantil
1º lugar: João Vicente Moraes, filho de Marcelo Gomes de Moraes e Souza – “A casa da ilha”. 
2º lugar: Sofia Araújo, filha de Rafael Jacob Freire da Paz – “Autorretrato”. 
3º lugar: Davi Lucas, filho de Cornélio da Silva Melo Júnior – “Araras vermelhas”. 

CATEGORIA/LITERATURA

Modalidade/Contos e Crônicas
1º lugar: Sabrina Pereira Araújo – “A camisa xadrez”. 
2º lugar: Manuel de Aquino Ribeiro – “Virei vegetariano”.  
3º lugar: Philip Andrey de Lima e Silva – “Presunto e queijo”.
 
Modalidade/Poesia
1º lugar: Artur José Pereira – “Brasil Real”.
2º lugar: Hélio Araújo de Almeida – “Lamento”.
3º lugar: Jorge Castilho de Albuquerque Araújo – “Desencontros de si”. 

CATEGORIA/MÚSICA

Modalidade/Interpretação
1º lugar: Lucas Matos – “Pretty woman”.
2º lugar: Lucas Matos – “Meu erro”.
3º lugar: Hélio de Almeida – “Skyline Pigeon”

Modalidade/Composição
1º lugar: Hélio de Almeida – “Lamento”.
2º lugar: Lucas Matos – “Tudo bem”.
3º lugar: Luna Zedes – “Pedras metafóricas”.