Em virtude dos feriados da Proclamação da República e do Dia Nacional do Zumbi e da Consciência Negra, comemorados em 15 e 20 de novembro, respectivamente, não haverá expediente nessas duas datas na sede da Federação Nacional das Associações do Pessoal da Caixa Econômica Federal (Fenae), em Brasília.

Para quem não sabe, a Proclamação da República é feriado nacional desde 1949, segundo a lei federal 662 baixada pelo presidente Eurico Gaspar Dutra (1883-1974), mas revogada pela lei nº 10.607/2002, que passou a regular os feriados nacionais. 

No caso do Dia Nacional do Zumbi e da Consciência Negra, que será celebrado pela primeira vez em 2024 como feriado nacional, a ideia é destacar a importância da cultura afro-brasileira e da luta antirracista. A lei que declara a data de 20 de novembro como feriado foi sancionada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, em dezembro de 2023. 

Até então, o Dia Nacional do Zumbi e da Consciência Negra era considerado feriado apenas nos estados de Alagoas, Amazonas, Amapá, Mato Grosso, Rio de Janeiro e São Paulo, além de cerca de 1.200 cidades por meio de leis municipais. 

Na sede em Brasília, as atividades serão retomadas no dia útil seguinte aos feriados, ou seja, segunda-feira (18) e na quinta-feira (21).