Pensar, sentir e transformar, ação inovadora a ação inovadora, solidariedade a solidariedade. Baseadas em pilares de bem-estar e sustentabilidade, a Fenae e a Apcef/CE, em parceria com a ONG Moradia e Cidadania e com a Organização da Sociedade Civil de Interesse Público/Oscip Reflorecer, realizaram no último sábado (7) um evento celebrativo de encerramento do projeto de responsabilidade social no Ceará, desenvolvido na comunidade do bairro Lagoa Redonda (Conjunto Curió), em Fortaleza, com base no edital 003. Entre as iniciativas realizadas, o destaque foi o curso gratuito de corte, costura e modelagem para a produção de roupas íntimas e toalhas destinadas a mulheres do Rio Grande do Sul, que foram afetadas pela tragédia gaúcha das enchentes. 

Durante o evento comemorativo, considerado por todos os participantes como um momento mágico e cheio de emoção, o presidente da Apcef/CE, Péricles Madeira, destacou a relevância do Projeto Curió, por fazer a diferença nas vidas de mais de 100 pessoas, ajudando-as a adquirir uma nova profissão. “Ficamos muito felizes pelo resultado apresentado. Projetos como este concedem novas oportunidades e abrem portas no mercado de trabalho a mulheres e jovens em situação de vulnerabilidade, com apoio decisivo para a reinserção delas na sociedade”, afirmou Péricles. 

Como a Fenae é uma das entidades envolvidas no bem-sucedido projeto cearense, o diretor de Administração e Finanças da entidade, Marcos Aurélio Saraiva de Holanda – o Marcão, disse ser gratificante constatar o impacto positivo causado pela iniciativa na vida dessas mulheres e jovens. E destacou: “A capacitação pessoal e profissional recebida do Projeto Curió mostrou-se fundamental para que elas passassem a conquistar independência financeira e uma melhor qualidade de vida”.

Para Laurêncio Körbes, presidente nacional da ONG Moradia e Cidadania, o Projeto Curió reflete o compromisso das entidades envolvidas com a transformação social por meio da educação e da capacitação profissional, promovendo a inclusão social e a geração de oportunidades para pessoas em situação de vulnerabilidade social. “Foram formados 25 alunos, em sua maioria mulheres, em áreas de grande potencial para o mercado de trabalho, como corte e costura, informática e corte de cabelo. Foi emocionante ver o impacto direto dessa iniciativa na vida das pessoas beneficiadas, incluindo aquelas com deficiência, que agora estão mais preparadas para ingressar no ambiente de trabalho e transformar suas realidades”, reiterou. 

“A Oscip Reflorecer agradece o apoio ofertado pela Fenae, Apcef/CE e ONG Moradia e Cidadania, durante a execução do edital 003 no Ceará, pois isto foi de grande importância para a realização dos cursos no ano de 2024. Cada mulher capacitada no curso de corte e costura levou esperança de um mundo melhor para sua família, assim como cada jovem com seu certificado de informática saiu com a certeza de que com o conhecimento adquirido poderá estrear no mercado de trabalho. Nossa palavra a todos vocês são gratidão”, avaliou Nara Juliana, responsável da Oscip Reflorecer.  

Registre-se ainda um momento no qual foram apresentados alguns dos projetos da ONG Moradia e Cidadania, como ballet, música e capoeira, acrescida de uma recepção com a Orquestra do projeto. O evento contou também com exibições culturais do grupo de dança Saltos de Esperança e da capoeira Acas, sendo servido em seguida um lanche.

Em outro momento do evento, houve a entrega de certificados para as turmas de corte e costura, informática e cabeleireiro. Como resultado, cada documento conferido aos alunos dos cursos serve de alicerce na vida de quem os recebeu, apontando para a construção de um futuro melhor.  

Além de Péricles Madeira (Apcef/CE), o evento comemorativo foi prestigiado também por Rochael Almeida Sousa (conselheiro fiscal da Apcef/CE), Laurêncio Körbes (ONG Moradia e Cidadania), Sônia Olímpio (gerente administrativa da Coordenação Estadual da Moradia e Cidadania no Ceará) e Nara Juliana (coordenadora do Projeto Curió e responsável da Oscip Reflorecer), além de professores dos projetos da ONG Moradia e Cidadania, alunos e representantes de entidades-parceiras.  

Cada representante presente expressou alegria por contribuir para o sucesso do Projeto Curió, renovando o compromisso de suas entidades na busca por conhecimento, na perspectiva de fomentar sonhos para o alcance de objetivos. 

Informações sobre o Projeto Curió

Tem sido uma verdadeira revolução na comunidade do bairro Lagoa Redonda (Conjunto Curió), em Fortaleza (CE), na medida em que vem transformando as vidas de mulheres e jovens, ao oferecer cursos gratuitos que se tornam portais para novas oportunidades. Começou a operar com base no edital 003, momento em que a Fenae e a Apcef/CE, em parceria com a ONG Moradia e Cidadania, passaram a financiar cursos de corte e costura e de informática para os moradores da região. 

No local, dada a concentração de famílias em situação de extrema pobreza, os cursos geram um impacto positivo, pois proporcionam não apenas capacitação, mas também dignidade. O projeto é relevante por complementar políticas públicas existentes, preenchendo lacunas e atendendo às necessidades específicas da comunidade. A iniciativa ajudou mais de 100 pessoas a adquirirem uma nova profissão. 

As alunas do curso encerrado no início de dezembro se juntaram às das turmas anteriores para confeccionarem 600 calcinhas, aproximadamente, destinadas às mulheres e crianças gaúchas. Além dessas peças íntimas, as alunas do curso montaram um kit com toalhas para envio à região sul-rio-grandense.