Projeto social da Federação Nacional das Associações do Pessoal da Caixa (Fenae) e da Apcef/RR, em parceria com a ONG Moradia e Cidadania, ajuda a transformar a vida de crianças e adolescentes em situação de extrema vulnerabilidade social em Roraima. O programa, realizado pela Fundação Fé e Alegria do Brasil, atende cerca de 200 jovens, entre 6 e 14 anos, que vivem em áreas de ocupação irregular e moradias precárias na capital Boa Vista.

Essas crianças enfrentam desafios como insegurança alimentar, falta de acesso a recursos educacionais e recreativos, e dificuldades de integração social. Além disso, muitas delas são refugiadas venezuelanas. No Centro Social Fé e Alegria, os jovens participam de atividades socioeducativas, lúdicas e recreativas, enquanto recebem apoio alimentar com refeições diárias. Mais do que acolhimento, o espaço promove o fortalecimento de vínculos e a construção de oportunidades para um futuro mais digno.

Para Sergio Takemoto, presidente da Fenae, o impacto do projeto vai muito além dos números. “A Fenae desenvolve projetos sociais em todas as unidades da federação, mas o trabalho em Roraima tem um significado especial por atender crianças refugiadas. Nossa expectativa é ampliar essa iniciativa no próximo ano, com o novo edital lançado na semana passada. Queremos alcançar ainda mais crianças e continuar transformando vidas daquelas que mais precisam”, enfatiza Takemoto.

O presidente da Apcef/RR, André Ferreira, ressalta a importância da união entre as entidades parceiras. “Essa parceria é fundamental para realizar a transformação social que nossas crianças tanto precisam. Em Roraima, o projeto beneficiou aproximadamente 200 crianças, trazendo um impacto muito positivo em suas vidas. Os resultados alcançados mostram o quanto iniciativas como essa são valiosas para construir um futuro melhor”, afirma André.

Já a coordenadora da ONG Moradia e Cidadania Roraima, Maria Ângela Braga Cruz de Morais, destaca o poder transformador dessa colaboração. “Essa parceria é um exemplo concreto de como a união de esforços pode mudar realidades e promover esperança. Não se trata apenas de acesso à socioeducação, mas também de proporcionar dignidade, oportunidades de aprendizado, brincadeiras e desenvolvimento em um ambiente seguro e acolhedor”, conclui Maria Ângela.

Fé e Alegria

Segundo a coordenadora do Centro Social, Daniele King, o trabalho da Fundação vai além do atendimento às crianças. O espaço também oferece suporte às famílias, conectando-as a serviços e benefícios essenciais, como: Atendimento de saúde e psicológico; Regularização de documentos; Encaminhamentos para o CRAS (Centro de Referência de Assistência Social); e Acesso a benefícios como o BPC (Benefício de Prestação Continuada) e matrículas das crianças em escolas.

“Além do cuidado com as crianças, o Centro distribui cestas básicas, cartões de alimentação e outros recursos, priorizando as famílias em maior situação de vulnerabilidade. Graças a esse trabalho integrado e aos novos recursos, o Centro vem transformando a realidade de muitas crianças e famílias. Mais do que um espaço de acolhimento, ele é uma oportunidade de desenvolvimento e esperança”, reforça Daniele.

Companha de Natal “Compartilhar ilumina”

Com a chegada do Natal, a Fenae convida todos a participarem da campanha de responsabilidade social “Compartilhar ilumina”. A iniciativa já está no ar e vai até 31 de dezembro, com o objetivo de arrecadar doações que serão destinadas a projetos do Movimento Solidário, programa de responsabilidade social da Fenae e Apcefs, voltados para a melhoria da qualidade de vida de crianças, adolescentes e adultos em situação de vulnerabilidade social em diversas regiões do Brasil. 

Como doar  
Contribuir é simples e rápido. Os interessados podem realizar doações de qualquer valor via nova conta do Movimento Solidário:  

- PIX: 34.267.237-0001-55 (CNPJ)


Transferência bancária:  
- Banco Caixa (104)
- Agência: 4316  
- Operação: 003  
- Conta corrente: 266-0


Futuro Brilhar

Para fortalecer a campanha e aumentar o engajamento de empregados da Caixa, aposentados, pensionistas e da sociedade civil em geral, acesse o site Futuro Brilhar (www.fenae.org.br/futurobrilhar). Na plataforma, os doadores têm acesso a informações sobre a campanha, os projetos em andamento e notícias relacionadas