No último domingo (13/10), voluntários da Apcef/RS se uniram para construir um projeto muito especial: o centro de artesanato e hospedagem na comunidade indígena Tekoá Pindó Mirim, em Viamão (RS). A iniciativa faz parte do projeto da Federação Nacional das Associações da Caixa (Fenae) e da Apcef/RS, em parceria com a ONG Moradia e Cidadania, e promete transformar a vida de 30 famílias indígenas que vivem no local.  Além de associados(as) e convidados(as) da APCEF, o grupo de voluntários contou com membros das ONGs SerAção e Moradia e Cidadania.

A expectativa é de que, assim que ficar pronto, o centro sirva como um importante espaço para aulas de educação ambiental e de ensinamentos sobre a cultura indígena para crianças e adolescentes de escolas públicas e privadas. Além disso, o espaço servirá para os indígenas exporem as peças artesanais confeccionadas na aldeia, fortalecendo a geração de renda das famílias.

Para Sergio Takemoto, presidente da Fenae, o mutirão organizado pela Apce/RS reforça os princípios fundamentais de solidariedade da instituição. “Mais uma vez, voluntários e empregados da Caixa do Rio Grande do Sul mostraram grandeza em ajudar as pessoas que mais precisam. Somente com a união de todos podemos transformar a sociedade para melhor”, destaca.

A presidenta da Apcef/RS, Naiara Machado da Silva, ressaltou a importância do evento como uma rica oportunidade de aprendizado. “Sentimos gratificados em proporcionar aos nossos associados e convidados essa experiência tão rica e única. Além de contribuir na construção desse espaço coletivo que irá abrigá-los, é um privilégio partilharmos de um dia na aldeia com os indígenas, vivenciando um pouco do seu modo de vida e da sabedoria ancestral que os orienta e conecta de modo tão profundo com a Natureza", elogia.

O Mutirão

Organizado pela Apcef/RS, o mutirão começou por volta das 11h da manhã de domingo. Os voluntários receberam orientações do cacique Arnildo Verá Moreira e da equipe da Sabiá Construções Sustentáveis. De forma colaborativa, eles se revezaram pisando o barro ao lado das crianças da aldeia. O material preparado foi usado para revestir as paredes do mezanino, preenchendo a trama de taquaras. Tudo isso aconteceu ao som dos cantos tradicionais dos Guarani Mbya, criando um ambiente de conexão e respeito à cultura indígena local. Ao final, os voluntários tiveram a chance de apreciar uma exposição das belas peças criadas pelos artesãos da aldeia.

Futuro Brilhar

Para fortalecer a campanha e aumentar o engajamento de empregados da Caixa, aposentados, pensionistas e da sociedade civil em geral, acesse o site Futuro Brilhar (www.fenae.org.br/futurobrilhar). Na plataforma, os doadores têm acesso a informações sobre a campanha, os projetos em andamento e notícias relacionadas.