A Superintendência Nacional de Previdência Complementar (Previc) aprovou, por meio da Portaria número 168 (leia aqui), a redução das taxas do equacionamento na Fundação dos Economiários Federais (Funcef). A decisão prevê uma diminuição de 43% nas contribuições extraordinárias, o que reduz o impacto financeiro para os participantes que arcavam com valores elevados em suas contribuições.

A aprovação ocorre após solicitação da Federação Nacional das Associações do Pessoal da Caixa (Fenae), a Associação Nacional dos Participantes de Fundos de Pensão e dos Beneficiários de Saúde Suplementar de Autogestão (Anapar), a Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf-CUT) e a Funcef. 

Na última terça-feira (18), imediatamente após aprovação pela Secretaria de Coordenação e Governança das Empresas Estatais (Sest), representantes das entidades, incluindo o presidente da Fenae, Sergio Takemoto; o diretor da Anapar, Antonio Bráulio de Carvalho e o diretor de Benefícios da Funcef eleito pelos participantes, Jair Pedro Ferreira, estiveram na Previc para solicitar celeridade na análise da proposta, destacando a necessidade de reduzir o impacto financeiro para os participantes.

Sergio Takemoto ressaltou que a Fenae continuará acompanhando de perto todo o processo de implementação. “Essa redução é muito importante para trazer um alívio aos participantes que estavam sobrecarregados com as contribuições extraordinárias. Nos colocamos à disposição para que a implementação aconteça rapidamente”, enfatizou.

O diretor de Benefícios da Funcef, Jair Pedro Ferreira, afirmou que a fundação está trabalhando para que a medida seja implementada o mais rápido possível. “A Funcef vai atuar de todas as formas para que a implementação ocorra já a partir de março e fará o possível para garantir o máximo de benefício aos participantes”, informou o diretor.

Conforme antecipou a deputada Erika Kokay (PT/DF), a medida terá retroação a partir de janeiro. “Começamos a escutar umas conversas de que não teria retroatividade e nós estivemos mais uma vez com a ministra [de Gestão e Inovação, Esther Dweck], que assegurou o compromisso de manter o pagamento retroativo de pagar retroativo a janeiro está mantido’. E a Funcef já está trabalhando para que o pagamento seja feito esta semana”, informou. 

Além da devolução dos valores retroativos, os participantes já perceberão a redução da taxa no próximo pagamento dos benefícios. “É uma grande vitória e nós continuamos lutando para que tenhamos os beneficiários da Funcef cada dia mais valorizados”, destacou.

A Funcef informou que vai explicar como será o cronograma de implantação da medida.