“É importante a unidade das nossas entidades para fortalecer o Saúde Caixa, a Funcef e a Caixa 100% pública.” A afirmação foi feita, nesta segunda (2), pelo presidente da Federação Nacional das Associações do Pessoal da Caixa Econômica Federal (Fenae), Sergio Takemoto, durante a abertura do 44º Simpósio da Federação Nacional das Associações de Aposentados e Pensionistas da Caixa Econômica Federal (FENACEF).

Takemoto iniciou sua fala afirmando que estava emocionado com o clima de harmonia e união, que marca o encontro. “Às vezes, a gente tem caminhos e visões diferentes, mas com certeza nós temos muitos pontos em comuns. Nós defendemos a vida, nós queremos mais saúde, queremos uma Funcef forte, queremos uma Caixa 100% pública”, disse o dirigente.

O presidente da Fenae voltou a defender o aumento da meta atuarial, que está sendo votada pelo Conselho Deliberativo da Funcef, como uma medida necessária para redução do déficit e equilíbrio dos planos de benefícios, sem necessidade de mudanças na política de investimentos.

“Falta um pouco mais de informação sobre o assunto. Tem havido desencontro nessa discussão. A Funcef tem um papel muito importante em esclarecer melhor sobre o estudo feito pela própria Fundação e uma consultoria independente, mostrando que é viável reajustar a meta atuarial, o que que vai trazer muitos benefícios para nós. Isso praticamente zera o passivo, o valor que não foi equacionado, ou seja, afasta o perigo de futuros equacionamentos”, esclareceu Takemoto.

Outra questão enfatizada pelo presidente da Fenae é o fortalecimento do Saúde Caixa. Segundo ele, as entidades precisam fazer pressão para mudar o estatuto da empresa e derrubar o teto de 6,5% para custeio do plano de saúde dos empregados, aposentados e pensionistas do banco público. “Nós queremos um plano de saúde viável financeiramente e com qualidade. Não podemos permitir que continue sendo sucateado”, acrescentou.

Além de Sergio Takemoto, representam a Fenae no simpósio a diretora de de Assuntos de Aposentados e Pensionistas, Rita Lima. O 44º Simpósio FENACEF prossegue até quinta-feira (5), em Barra de Santo Antônio (AL).