Uma pesquisa encomendada pela Federação Nacional das Associações do Pessoal da Caixa (Fenae), realizada entre os dias 5 e 23 de junho com 3.501 participantes do plano REG/Replan Saldado, revelou uma rejeição à proposta da Caixa e Funcef para a redução do equacionamento e uma insatisfação com a falta de transparência na construção da proposta.

Para o presidente da Fenae, Sergio Takemoto, o resultado da pesquisa mostra que os participantes querem ser incluídos no processo e que a construção de outra proposta é possível e necessária. “Como donos dos recursos da Fundação, os participantes estão dizendo que não aceitam as medidas da proposta da Caixa e da Funcef que retiram seus direitos, enquanto a Caixa segue sem assumir suas responsabilidades. Essa construção deve ser coletiva e incluir, imprescindivelmente, as entidades representativas dos participantes, por meio de um processo de negociação”, avaliou.

A pesquisa destacou os seguintes pontos de descontentamento entre os participantes:

Redução da pensão por morte, que atualmente corresponde a 80% do valor do benefício. Segundo a proposta, o benefício seria reduzido para 50% + 10% por dependente, limitado a 80%: 63% (2.195) discordam da medida, considerando que a redução vai afetar a segurança financeira dos dependentes. 30% (1.054) concordam e 7% (252) não têm elementos suficientes para avaliar.

Fim do pecúlio por morte, que atualmente está fixado em 2 vezes e meia o valor do benefício: 67% (2.338) dos respondentes discordam da exclusão do pecúlio, que é um apoio financeiro para as famílias em momento de necessidade.  27% (932) concordam com a exclusão e 7% (231) não têm elementos suficientes para avaliar.

Falta de transparência: a pesquisa revelou uma grande insatisfação dos participantes com a falta de transparência em relação à construção da proposta. 54% dos respondentes consideram que a construção da proposta não foi transparente e não levou em conta os interesses dos participantes. 34% (1.188) acreditam que a Fundação foi transparente. 11% (389) não souberam opinar sobre o tema e 1% (27) não respondeu.

Outros dados da pesquisa serão apresentados em live que será realizada pela Fenae no dia 10 de julho, às 16h, no Youtube da Fenae. Acompanhe!