Nesta quarta-feira (20), os deputados Erika Kokay (PT/DF) e Tadeu Veneri (PT/PR) protocolaram um requerimento ao ministro da Fazenda, Fernando Haddad, solicitando informações sobre a possível transferência das operações das loterias para uma subsidiária da Caixa.

Esta ação surge em meio a preocupações levantadas pelo presidente da Fenae, Sergio Takemoto, que foi ao Congresso conversar com os parlamentares sobre a necessidade de evitar a transferência das loterias. 

“Ressaltamos aos deputados os prejuízos que esta transferência pode acarretar para a sociedade, já que cerca de 40% da arrecadação são investidos em áreas sociais como saúde, segurança e educação. E também falamos sobre os perigos de uma privatização disfarçada, enfraquecendo o papel social da Caixa”, observou Takemoto.

Estes assuntos também foram apontados pelos parlamentares no requerimento. Eles abordam outros pontos como a motivação, a legalidade da transferência, o impacto socioeconômico da medida, com destaque aos potenciais impactos na Caixa e no destino dos recursos arrecadados.

Na justificativa do requerimento, os deputados expressam sua preocupação com a medida, destacando a importância das loterias da Caixa na redução das desigualdades sociais no país e ressaltando que tais recursos são fundamentais para políticas públicas essenciais. 

O documento também faz um o histórico de ataques às loterias, incluindo tentativas anteriores de privatização. 

Leia a íntegra do requerimento