Natal é tempo de doação, solidariedade e de união. Pensando nisso, a Fenae (Federação Nacional das Associações do Pessoal da Caixa) reforça a importância da campanha “Juntos a gente faz o futuro brilhar”, que tem o propósito de arrecadar doações para proporcionar um fim de ano ainda mais alegre e digno para famílias brasileiras que vivem em situação de vulnerabilidade social. 

Uma das ações beneficiadas por meio da campanha, é a parceria com a ONG Moradia e Cidadania, criada pelos empregados da Caixa e responsáveis pelas maiores doações. Com a iniciativa, a Fenae e as Apcefs (Associações do Pessoal da Caixa) repassam todo o valor doado para projetos sociais beneficiados pela organização. 

“Por meio da parceria, a Fenae busca contribuir, através de ações de desenvolvimento sustentável, com projetos de educação, de geração de renda, segurança alimentar, saúde, cultura e esporte, que atuam pela melhoria da qualidade de vida de crianças, adolescentes e suas famílias em situação de vulnerabilidade social”, informa o presidente Sergio Takemoto.

As pessoas podem doar o valor que desejarem. A doação pode ser feita por meio do PIX (34.267.237/0001-55/ Federação Nacional das Associações do Pessoal CEF) ou pelos dados bancários: Agência: 1041, operação: 003, conta corrente: 50174-4.

No site da campanha (www.fenae.org.br/futurobrilhar), os doares ficam por dentro da ação, conhecem os projetos beneficiados e se informam como pode doar.

Projetos beneficiados

Os projetos são beneficiados por meio de editais divulgados pela Fenae. Executado de maio de 2021 a julho de 2022, o primeiro contemplou 12 projetos desenvolvidos no Amazonas, Bahia, Goiás, Maranhão, Minas Gerais, Pará, Paraná, Pernambuco, Piauí, Rio de Janeiro, Santa Catarina e São Paulo, favorecendo 600 pessoas diretamente e 2.426, indiretamente. 

Na sequência das 12 ações concluídas pelo primeiro, as 25 propostas selecionadas na segunda versão do edital foram executadas em 24 estados, no período de agosto de 2022 a agosto de 2023. Acre, Alagoas, Amazonas, Amapá, Bahia, Distrito Federal, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pará, Paraíba, Paraná, Pernambuco, Piauí, Rio de Janeiro, Rondônia, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Sergipe, São Paulo e Tocantins foram os contemplados. Neste segundo edital, o número de pessoas beneficiadas diretamente foi 2.094, enquanto indiretamente o alcance foi até mais expressivo: 8.376. 

Em outubro deste ano, a Fenae lançou a terceira edição do projeto. Neste momento, as propostas apresentadas pelas 27 Apcefs do país estão em fase de análise. O presidente da Fenae, Sergio Takemoto, esclarece que as propostas do terceiro edital devem olhar para 2030, data-chave para as metas estabelecidas pelos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU, sem perder de vista o alinhamento com os eixos dos programas de responsabilidade social da entidade. 

“Nosso propósito, ao firmar essas parcerias, é apresentar uma visão propositiva e inspiradora sobre a sustentabilidade e seus diferentes temas, além de fortalecer as redes de conexão, transformação e impacto social já existentes no país”, reforça.