Nesta terça-feira (5), comemora-se o Dia Nacional da Cultura. A data foi escolhida para homenagear o jornalista, escritor, jurista e membro fundador da Academia Brasileira de Letras, Rui Barbosa, nascido em 5 de novembro de 1849.  Hoje, é dia de celebrar toda a riqueza da cultura brasileira, com sua diversidade do norte ao sul do país.

A Federação Nacional das Associações do Pessoal da Caixa (Fenae) reforça a importância de fomentar nossos valores culturais. Em 53 anos de existência, a entidade tem incentivado a cultura, especialmente entre os empregados Caixa.

Uma dessas iniciativas é o Talentos Fenae/Apcef, um concurso cultural criado em 2016, mas que traz em seu lastro a experiência do Circuito Cultural, promovido pela Federação entre 2004 e 2013, e da fase anterior nos moldes dos antigos festivais.

“O Talentos é muito importante para a Fenae e para as Apcefs. É um projeto que proporciona aos empregados, aposentados e dependentes momentos para revelar talentos, muitas vezes escondidos, e para apresentar algo além do trabalho no dia a dia. Como parte da nossa missão, incentivar e defender a cultura fazem parte também da mobilização pela Caixa pública e social, sendo esse um dos nossos papéis”, ressalta Sergio Takemoto, presidente da Fenae.

O concurso

O Talentos é aberto aos empregados da Caixa ativos, aposentados ou pensionistas. Os dependentes podem inscrever-se apenas na modalidade Desenho Infantil. Só concorrem à premiação os participantes associados às Apcefs.

O Talentos Fenae/Apcef está dividido em quatro categorias e oito modalidades do concurso,  e a edição 2024/2025 tem o tema "A arte é sentir". São elas: Artes Visuais (Foto e Filme), Artes Plásticas (Desenho/Pintura e Desenho Infantil), Literatura (Contos e Crônicas) e Música (Composição e Interpretação).

O concurso acontece em duas etapas. A fase estadual está em andamento com a votação popular. Para votar, basta acessar o hotsite do concurso, inserir login e senha da Fenae e escolher as obras preferidas ou por meio da sua conta do Facebook.

Todos podem votar, mesmo quem não é empregado da Caixa ou associado às Apcefs. Cada pontuação, porém, tem peso diferente.

Seu voto pode ajudar um colega a ir para etapa nacional que ocorrerá de 9 a 12 de abril de 2025, em Foz de Iguaçu (PR).

Saiba mais em www.fenae.org.br/talentos