O Dia do Esportista é celebrado nesta quarta-feira, 19 de fevereiro, surgido após a criação da Lei nº 8.672, de 1993 – a tal legislação Zico, para conscientizar e incentivar a prática esportiva. O momento requer homenagem a todos os atletas, desde os profissionais que dedicam suas vidas ao esporte, até os amadores que encontram na atividade física uma forma de lazer e bem-estar. 

A Federação Nacional das Associações do Pessoal da Caixa (Fenae) reforça a importância de fomentar nossos valores de mais qualidade de vida, de modo a celebrar a paixão, a disciplina e os muitos benefícios que o esporte proporciona para a saúde física e mental de seus praticantes. 

Em 54 anos de existência, a Fenae tem incentivado um estilo de vida mais saudável por meio de eventos esportivos, notadamente entre os empregados da Caixa. Uma dessas iniciativas são os tradicionais Jogos Regionais, realizados a cada dois anos e que reúnem trabalhadores do banco público das diversas regiões do país. 

O evento é organizado pelas Apcefs e conta com o apoio da Fenae, ficando assim definido o calendário de 2025: de 30 de abril a 4 de maio – em Brasília/DF (Jogos Regionais do Norte e Centro-Oeste), de 19 a 22 de junho – em Campinas/SP (Jogos Regionais do Sul e Sudeste mais participação da Apcef/DF) e de 14 a 19 de agosto – em Fortaleza/CE (Jogos Regionais do Nordeste). 

“A exemplo do que acontecem com os jogos nacionais, os Jogos Regionais são muito importantes para a Fenae e para as Apcefs. Seja qual for a modalidade esportiva, o fundamental é congregar com colegas de todo o país. Nos eventos esportivos organizados pelo movimento associativo dos empregados da Caixa, resultados não só da destreza dos atletas, mas de oportunidades, incentivo e investimentos, os vencedores são aqueles que não desistem de momentos de confraternização pelo bem-estar de trabalhadores do banco e aposentados”, destaca Sergio Takemoto, presidente da Fenae. 

Ainda segundo Takemoto, incentivar e defender a prática de atividade física por meio do esporte integra também o processo de mobilização das entidades representativas pela Caixa pública e social, “sendo essa uma das missões da Fenae”.