O “Meu Ideal/ES – Os nossos sonhos não envelhecem”, proporcionou um dia cheio de conhecimento, vivências e novas experiências para aposentados e pensionistas capixabas. O evento foi promovido pela Federação Nacional das Associações do Pessoal da Caixa (Fenae) e Associação do Pessoal da Caixa do Espírito Santo (Apcef/ES) nesta quinta-feira, 05, na sede da Apcef/ES, na cidade de Serra. 

A programação contou com debates, atividades culturais, lúdicas, de promoção do autocuidado e do bem-estar dos participantes. 

“Está sendo muito bom rever colegas, conhecer pessoas, ouvir coisas sobre as quais não conversamos no dia a dia e que são importantes para essa fase da vida. Gostei muito de participar, o evento está bem organizado e dinâmico”, avaliou a bancária Adriana Pessoti, que aposentou-se em 2024 e tem como ideal de vida o ato de “abelhar”. “Quero me dedicar às minhas abelhas, porque além da atividade bancária sou uma meliponicultora, e quero viver mais a possibilidade de cuidar das minhas abelhas”, compartilha.

meuidealesdentro2.png

Boas-vindas

O evento foi aberto com uma recepção calorosa da diretora de Assuntos de Aposentados e Pensionistas da Fenae, Rita Lima. “A Fenae completou 54 anos e sua história não representa só os empregados da Caixa, mas influi na luta pela democracia, por direitos e por melhores condições de vida. Seguimos vivos nesse propósito. Muitos de nós construímos essas lutas e estamos aqui porque nossos sonhos não envelhecem”, destacou.

O presidente da Fenae, Sergio Takemoto, saudou os aposentados e pensionistas da Caixa e conectou as lutas do passado e do presente. “Esse é um ano especial, em que comoramos 40 anos da greve de 1985. Foi uma virada de chave nas nossas vidas e na da Caixa, e chegamos hoje com disposição pra lutar pelo nosso Saúde Caixa. Nós, que cuidamos da população brasileira, também merecemos ser cuidados e contamos com a disposição de quem ajudou a construir a greve de 1985”. 

“É muito importante ver associações de aposentados e Apcefs juntas promovendo encontros como esse, na luta pela saúde, pela promoção do bem-estar, do esporte, da qualidade de vida. Vamos continuar caminhando juntos e fazendo mais. Esse encontro de gerações é fundamental para uma vida melhor”, completou Takemoto. 

O presidente da Apcef/ES, Cláudio Bastos, falou da alegria de sediar o evento. “É um prazer e uma honra para a Apcef/ES. Encontros como esse são uma oportunidade para aprender e trocar experiências; eles estreitam laços, nos permitem rever colegas e nos revigoram”. 

Marcos Saraiva, diretor de Administração e Finanças da Fenae, destacou o empenho na construção do evento. “Após a edição do Piauí, estamos muitos felizes em trazer o Meu Ideal para Espírito Santo. A Apcef/ES tem uma estrutura que nos deixa maravilhados e a Fenae está aqui para dizer aos associados capixabas ‘contem conosco’, em todas as horas, em todos os momentos”. 

meuidealesdentro.png

Dionísio Reis Siqueira representou a Funcef e falou sobre perspectivas de futuro. “Hoje estamos cultivando sonhos, objetivos e perspectiva de futuro. A Funcef está aqui para isso, ela garante que sejamos empregados da Caixa do momento em que entramos até o fim da vida, e por isso nossas entidades são tão importantes”, pontuou.

A diretora da Associação dos Economiários Aposentados do Espírito Santo (AEA/ES) Penha Favarato também fez uma saudação. “É possível estar aposentando e continuar ativo em tantas lutas, feliz, vivendo bem e com saúde. Somos privilegiados por termos essas atividades”, salientou. 

Palestras: etarismo e sexualidade

Combater o preconceito, valorizar a maturidade e legar aos mais jovens a experiência de gerações. Essa foi a mensagem deixada pelo especialista e ex-bancário da Caixa, Francisco Erismar, que conduziu a palestra “Etarismo – Novo nome para um velho preconceito”.

“A nossa sociedade não leva em conta a experiência dos mais velhos. Temos no Brasil aproximadamente 30 milhões de pessoas idosas. Nas próximas décadas, estima-se que esse número chegue a 60 milhões, o que representaria 30% da população. Olha o peso político, econômico e cultural que tem a nossa geração! Não podemos descartar essa experiência e vivência. É preciso pensar um projeto de envelhecimento para todas as idades”, afirmou Erismar. 

O momento foi recheado de intervenções de empregados da Caixa que compartilharam suas trajetórias após a aposentadoria, com exemplos vivos de renovação, capacitação e resistência ao etarismo. 

Os desafios, tabus e as muitas possibilidades da sexualidade para as pessoas idosas também foram pontos de diálogo, conduzido pela psicóloga e sexóloga Cynthia Perovano. “O sexo é um tema marcado por tabus. A pornografia, muitas vezes, é a única forma pela qual acessamos esse debate, porque é um tema ‘proibido’. Mas sexualidade é um direito, uma necessidade humana básica, e vivenciar e experimentar a nossa sexualidade é fundamental para a nossa qualidade de vida”, explicou Cynthia. 

A mesa chamou a atenção para o preconceito contra a sexualidade dos idosos. “Convivemos com estereótipos que marginalizam os idosos como seres assexuados, o que definitivamente não somos. Estamos ativos em todos os aspectos da vida”, lembrou a diretora da Fenae Lourdes Barboza. 

meuidealesdentro3.png

Alegria e magia 

O artista Passarim trouxe alegria e magia para o Meu Ideal-ES. Ao longo o evento, ele fez apresentações teatrais e musicais que mexeram com público, recolocando de forma sensível e lúdica os temas abordados durante o dia. 

Oficinas

Parte da programação foi reservada para oficinas e vivências de autocuidado e cuidado coletivo, como massagens corporais e nos pés, reflexologia e sessões/aulas de biodança. Houve ainda apresentação do projeto social realizado parceria da Fenae e Apcef/ES com a ONG Moradia e Cidadania. O evento foi encerrado com uma linda apresentação da banda de Congo Beatos de São Benedito. O Congo é uma manifestação cultural e religiosa típica do Espírito Santo, que remonta tradições de matriz africana e indígena, e é um dos principais elementos da cultura popular do Espírito Santo. 

meuidealesdentro4.png

A edição capixaba do Meu Ideal foi a segunda presencial do evento. A primeira ocorreu no Piauí, em 2024. O programa Meu Ideal é uma iniciativa da Fenae em parceria com as Apcefs, e visa proporcionar um momento especial de troca de experiências e ideias entre os participantes.