O prazo de entrega da Declaração de Ajuste Anual do Imposto de Renda 2022 foi prorrogado pela Receita Federal. A nova data agora é 31 de maio.  A Federação Nacional das Associações do Pessoal da Caixa Econômica Federal (Fenae) disponibilizou a nova versão do Tutorial Imposto de Renda de Pessoa Física 2022. O documento irá auxiliar os participantes e assistidos da Fundação dos Economiários Federais (Funcef), em especial os associados às Apcefs que integram as ações coletivas tributárias, no preenchimento correto da Declaração.

A atualização traz informações como a declaração das contribuições previdenciárias, onde é preciso lançar no "valor pago" o valor total que vem no item 3.2 da Funcef, mas colocar como não tributável o valor das contribuições extraordinárias. Assim, restam como dedutíveis as contribuições normais. 

Acesse aqui o Tutorial Imposto de Renda de Pessoa Física 2022

Mudança no Imposto a Pagar apurado

Outra mudança foi a data do imposto a pagar, que teve vencimento adiado para o final de maio. O cronograma de restituição segue sem alterações.

Segundo a Receita, as datas permitidas para a opção pelo débito automático passam a ser 10 de maio, para a primeira cota, e até 31 de maio para as demais, ou seja, para as declarações enviadas após o dia 10 de maio, o pagamento da primeira cota deverá ser realizado com DARF.

Dúvidas sobre a Declaração

Para esclarecer as dúvidas dos participantes associados, a Fenae realizou uma live no último dia 16 de março. A transmissão esclareceu os impactos das ações tributárias na hora de declarar o Imposto de Renda e o que fazer para evitar mais transtornos para os empregados da Caixa do REG Replan Saldado e Não Saldado.

Confira o vídeo!