Começou no dia 1º e vai até o dia 31 de agosto a prova de vida para os participantes aposentados e pensionistas da Fundação dos Economiários Federais (Funcef) nascidos em agosto. A Fenae lembra que os pensionistas devem levar em conta a data de nascimento do titular do plano. 
 

É preciso estar atento ao prazo. Se a prova de vida não for realizada no período determinado, o benefício será suspenso após 90 dias e será retomado somente após o procedimento ser feito.

O ícone da prova de vida está disponível apenas para os convocados no mês. A Funcef ressalta que o e-mail dos participantes é o principal meio de comunicação para a prova de vida, por isso é importante mantê-lo atualizado. O procedimento deve ser feito pelo aplicativo da Fundação, disponível gratuitamente no Google Play (Android) ou App Store (Apple). Será usada a biometria facial e a pessoa deverá fazer uma foto nítida, sem usar m óculos, chapéus ou bonés.
 

INSS – Desde o dia 2 de fevereiro estão suspensas as provas de vida para quem recebe pelo INSS. O Instituto mudou a lógica da comprovação que passou a utilizar o cruzamento de dados de outras bases do governo e o segurado só deve se manifestar se for chamado pelo órgão. Agora, cabe ao INSS certificar-se que o beneficiário está vivo. O INSS alerta ainda que não faz contato por telefone e por isso o segurado não deve repassar qualquer dado pessoal, porque golpistas estão agindo de má-fé.

 

Mais informações – Se tiver dúvidas ou dificuldade para acessar o aplicativo, entre em contato com a Funcef pelo chat do aplicativo ou pelo telefone 0800 706 9000 (de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h, exceto feriados). 

  

O INSS alerta a todos os 36 milhões de aposentados e pensionistas do INSS no país para que, caso recebam esse tipo de ligação, desliguem o telefone e não forneçam nenhuma informação. O INSS adverte que não faz contato por telefone para procedimento de prova de vida e nem manda links por mensagem para a realização de biometria facial.

Suspenso desde fevereiro

O procedimento está suspenso desde 2 de fevereiro. Agora não é mais exigida a presença do aposentado ou pensionista ao banco. A prova de vida passou a utilizar o cruzamento de dados de outras bases do governo e não é mais preciso ir ao banco, somente se for chamado.

A principal novidade foi a inversão da lógica de comprovação no recadastramento anual que aposentados e pensionistas do INSS têm que fazer anualmente. Em vez de o segurado provar que está vivo, caberá ao INSS certificar-se de que ele não morreu. Antes, o segurado precisava ir a uma agência bancária.