O presidente da Federação Nacional das Associações do Pessoal da Caixa (Fenae), Sergio Takemoto, reforçou o diálogo com parlamentares para defender os direitos dos trabalhadores, a Caixa pública e social e a Fundação dos Economiários Federais (Funcef). Nesta quarta-feira (8), ele conversou com os deputados Tadeu Veneri (PT/PR) e Pompeo de Mattos (PDT/RS), em seus respectivos gabinetes na Câmara dos Deputados. Os parlamentares são bancários do Banco do Brasil.

Na oportunidade, o presidente Takemoto entregou a Agenda Legislativa da Fenae (acesse aqui) aos deputados. O documento, elaborado em parceria com a Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf/CUT), reúne mais de 90 projetos em tramitação no Congresso que impactam a categoria bancária, a Caixa, os fundos de pensão, e os serviços oferecidos à população brasileira.

Takemoto e Pompeo de Mattos.JPG

"Foram encontros importantes para demonstrar nossa preocupação com projetos de lei que prejudicam a categoria bancária e, por consequência, a população que necessita dos serviços dos bancos. E a atuação dos deputados [Tadeu Veneri e Pompeo de Mattos] tem sido muito importante para garantir os direitos dos trabalhadores”, ressaltou Takemoto.

O deputado Tadeu Veneri colocou-se à disposição para atuar na luta pelos trabalhadores e reforçou a importância da mobilização da categoria para impedir retrocessos. Outro alerta do parlamentar foi em relação à reforma administrativa. O presidente da Câmara, Arthur Lira, fez declarações à imprensa que pretende avançar com a reforma. Pompeo de Mattos também se predispôs a reforçar a luta pelos bancos públicos. Ele é autor de projetos pela estabilidade de servidores públicos, pelos direitos dos participantes das entidades de previdência complementar e contra privatizações de estatais.