A Fenae (Federação Nacional das Associações do Pessoal da Caixa Econômica Federal) foi agraciada com a Medalha de Mérito Previdenciário Eloy Chaves, uma das maiores honrarias concedidas no âmbito da previdência social brasileira. A cerimônia ocorreu na noite desta quinta-feira (12), em Brasília (DF), e reuniu autoridades, representantes do setor previdenciário e pessoas que contribuíram para o fortalecimento da Previdência.

A honraria é concedida a personalidades e entidades que se destacam na defesa e fortalecimento do sistema previdenciário brasileiro. A Fenae foi reconhecida por suas relevantes contribuições à consolidação dos regimes de previdência social no país e à luta pela preservação de direitos dos trabalhadores.

A cerimônia foi organizada pelo Ministério da Previdência Social e teve como anfitrião o ministro Carlos Lupi, que presidiu o evento. Ele destacou a importância da Medalha Eloy Chaves. “Essa homenagem de uma modesta medalha simbolizada pelos agraciados é apenas um reconhecimento e uma dívida que a nação brasileira tem com brasileiros e brasileiras que hoje recebem essa medalha como homenagem representando esse Brasil profundo, essa amada pátria que nós somos filhos e que precisamos e devemos honrá-la a cada dia”, declarou o ministro.

IMG_1886.jpg

O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira, destacou o compromisso com a preservação e fortalecimento da Previdência Social. “Reafirmo aqui o compromisso de continuar trabalhando com dedicação, seriedade em prol da Previdência Social Brasileira para que ela siga cumprindo o seu papel essencial na promoção da dignidade humana. Acredito nessa tarefa, acredito que juntos podemos construir um Brasil melhor, mais justo e mais solidário”, afirmou.

Cardoso, vice-presidente da Fenae, recebeu a medalha em nome da Federação e, em seu discurso, destacou o caráter coletivo da conquista. “Esta honraria pertence a todos que resistem diariamente. Agradeço a todas as entidades que se mobilizam para fortalecer a Previdência Social do nosso país, construindo uma rede de proteção que ampara milhões de pessoas e assegura uma aposentadoria digna para quem dedicou uma vida ao trabalho”, afirmou Cardoso. 

O dirigente também enalteceu o papel do Ministério da Previdência Social e a liderança do ministro Carlos Lupi no fortalecimento do sistema previdenciário brasileiro, com destaque para o aprimoramento das regras de gestão e fiscalização das entidades fechadas. "Que esta medalha seja um símbolo da nossa resistência e força coletiva, inspirando-nos a seguir lutando por uma previdência justa e solidária. Esta não é uma escolha. É uma missão", concluiu Cardoso em seu discurso.

Medalha 13.12.24_interna.jpg

Além do vice-presidente da Fenae, a mesa de honra foi composta pelo anfitrião Carlos Lupi, ministro da Previdência Social; o presidente da Câmara dos Deputados, deputado Arthur Lira; a senadora Leila Barros (PDT/DF) a secretária-executiva da Casa Civil da Presidência da República, Míriam Belchior; o presidente do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), Alessandro Antônio Stefanutto; o presidente da Empresa de Tecnologia e Informações da Previdência (Dataprev), Rodrigo Assumpção e o diretor-presidente da Geap Saúde, Douglas Figueiredo. Todas estas personalidades foram agraciadas com a medalha. 

A Medalha de Mérito Previdenciário Eloy Chaves homenageia a memória de Eloy Chaves, considerado o “pai da previdência social” no Brasil. Ele foi o responsável pela criação das Caixas de Aposentadoria e Pensão (CAPs) em 1923, marco histórico que deu origem ao atual sistema de proteção previdenciária no país. A honraria simboliza o reconhecimento àqueles que, assim como Eloy Chaves, se dedicam a fortalecer o sistema previdenciário nacional.