Como parte da programação das ações do "Fenae com Elas", na tarde desta terça-feira (15/04), o Comitê Gestor da Federação Nacional das Associações da Caixa (Fenae) e da ONG Moradia e Cidadania, promoveu uma oficina para capacitar as coordenações estaduais e os gestores dos projetos selecionados no Edital 004, no acesso aos cursos oferecidos na plataforma Fenae Transforma.

No total, estão disponíveis 15 cursos na plataforma. As aulas virtuais, em formato de vídeos e podcasts, têm como foco o empoderamento de mulheres e meninas, para que venha contribuir com redução do feminicídio. Os participantes dos projetos inscritos nos editais anteriores também poderão acessar a plataforma de cursos disponibilizados. A expectativa é outros conteúdos sejam inseridos gradativamente nos próximos dois anos.

O presidente da Fenae, Sergio Takemoto, reforçou o compromisso da entidade em dar suporte a todos os projetos e destacou a importância de levar o tema do empoderamento feminino para todas as comunidades. "Quero agradecer profundamente a todas as coordenações da ONG Moradia e Cidadania por terem abraçado o novo tema proposto neste quarto edital. A adesão de vocês foi fundamental para que possamos avançar numa discussão tão sensível junto às comunidades. A Fenae está totalmente à disposição para oferecer o suporte necessário e colaborar no desenvolvimento desse trabalho, que é tão importante para todos nós", destacou o presidente da Fenae, Sergio Takemoto, durante a abertura da reunião.

A diretora de Impacto Social da Fenae, Giselle Menezes, explicou que os cursos disponíveis na plataforma Fenae Transforma têm como foco o fortalecimento da formação e o empoderamento das mulheres atendidas pelos projetos sociais. “Desde o lançamento da campanha, diversas ações têm sido desdobradas em todo o país, como cursos, rodas de conversa, oficinas e mobilizações, que vêm fortalecendo a autonomia das mulheres e transformando a realidade das comunidades onde atuamos”, reforçou Giselle.

“Tratamos desses 27 projetos como uma oportunidade maravilhosa de colocar em prática aquilo que desejamos: o fortalecimento e o empoderamento das mulheres, contribuindo assim para a redução da violência doméstica”, reforçou Laurêncio Korbes, presidente da ONG Moradia e Cidadania.

O encontro virtual reuniu cerca de 40 pessoas, e teve como objetivo alinhar estratégias e fortalecer o envolvimento das entidades e parceiros na nova fase de capacitações para execução dos projetos. "Os cursos são importantes e servirão de material para debate e para rodas de conversa com as mulheres. Não é nem pelo engajamento em si, mas para que promovam uma reflexão necessária, como o tema exige", destacou Lourdes Barboza.

O Comitê Gestor é formado por representantes da Fenae e da ONG Moradia e Cidadania: Giselle Menezes, Lourdes Barboza, Edênia Fernandes Lopes, Denise Viana Alencar e Jerry Fiusa.

Campanha Fenae com elas

No ano passado, a Fenae aderiu à Articulação Nacional pelo Feminicídio Zero ao assinar a carta-compromisso com o programa do Ministério das Mulheres. Após esse importante passo, todos os projetos selecionados no edital 004 da Fenae e das Apcefs terão um eixo transversal voltado à equidade de gênero. Além disso, nove iniciativas serão desenvolvidas exclusivamente para o empoderamento de mulheres e meninas nos estados do Amazonas, Distrito Federal, Maranhão, Minas Gerais, Pernambuco, Piauí, Rondônia, São Paulo e Sergipe. A expectativa é que, em dois anos, as ações beneficiem diretamente cerca de 1.030 mulheres e meninas e, indiretamente, outras 4.010.

Futuro Brilhar

Para fortalecer a campanha e aumentar o engajamento de empregados da Caixa, aposentados, pensionistas e da sociedade civil em geral, acesse o site Futuro Brilhar.   Na plataforma, os doadores têm acesso a informações sobre a campanha, os projetos em andamento e notícias relacionadas.