A Federação Nacional das Associações do Pessoal da Caixa (Fenae) marcou presença na abertura do evento “Março Mulheres”, promovido nesta quinta-feira (27) pela direção da Caixa, em Brasília (DF). A iniciativa reuniu empregadas e empregados do banco de todo o país para celebrar a liderança feminina e reforçar a defesa da equidade de gênero dentro da instituição.  

A diretora de Políticas Sociais da Fenae, Rachel Weber, representou a entidade na abertura do evento e destacou a importância do encontro. "O evento foi pensado para reunir lideranças de todo o Brasil e reconhecer o papel das mulheres dentro da instituição. Ficamos felizes pelo convite, mas, acima de tudo, reforçamos a necessidade de garantir que o compromisso assumido seja, de fato, implementado”, afirmou.  

Rachel Weber destacou a decisão anunciada pelo presidente da Caixa, Carlos Vieira, que garantiu que o novo estatuto da instituição assegurará que, no mínimo, 30% dos cargos de alta liderança sejam ocupados por mulheres. “Estaremos atentos, acompanhando de perto essa implementação e cobrando medidas para que a Caixa avance ainda mais na valorização e no empoderamento feminino", completou.  

Durante a abertura do evento, Carlos Vieira destacou o mês de março como um marco histórico na luta pelos direitos das mulheres. Ele mencionou conquistas recentes dentro da Caixa, como a promoção de 13 mulheres a cargos executivos, e ressaltou o papel do banco no apoio a programas sociais que beneficiam diretamente o público feminino, como o Minha Casa Minha Vida e o microcrédito.  

Vieira também alertou para desafios persistentes, como a desigualdade de oportunidades e o combate ao assédio. Ele homenageou mulheres que marcaram a história da Caixa, citando Estela Chávez, responsável pela criação da primeira creche na instituição. “Nosso compromisso é contínuo. A equidade de gênero deve ser uma realidade dentro da Caixa e na sociedade como um todo”, afirmou.  

WhatsApp Image 2025-03-27 at 10.38.07.jpeg

Fabiana Uehara; vice-presidente de Riscos da Caixa, Henriete Bernabé; Rachel Weber 

A conselheira eleita para o Conselho de Administração da Caixa, Fabiana Uehara, reconheceu os avanços, mas defendeu que ainda há muito a ser feito. "A Caixa tem implementado ferramentas importantes para combater o assédio e ampliar as oportunidades para mulheres, mas ainda precisamos ir além. Hoje, a maioria dos espaços de liderança segue sendo ocupada por homens", destacou.  

Ela também reforçou a necessidade de aprimorar as ferramentas institucionais para garantir um ambiente verdadeiramente igualitário. "As mulheres não fazem denúncias sem motivo. Precisamos fortalecer as políticas internas para que a Caixa seja uma empresa forte, 100% pública e que respeite e valorize todas as suas empregadas e empregados”, concluiu.  

Compromisso com a equidade de gênero

Durante o evento, Rachel Weber entregou ao presidente da Caixa, e a outras dirigentes, como a vice-presidente de Riscos da Caixa, Henriete Bernabé, e Ana Paixão, Gerente Nacional de Estratégia de Pessoas, Cultura e Clima Organizacional da Caixa, um kit da campanha “Fenae com Elas”, uma iniciativa voltada à promoção da equidade de gênero e ao combate à violência contra a mulher.

WhatsApp Image 2025-03-27 at 10.38.06.jpeg

Entrega do kit para Ana Paixão, gerente Nacional de Estratégia de Pessoas, Cultura e Clima Organizacional da Caixa

O presidente da Fenae, Sergio Takemoto, ressaltou a importância do evento e reafirmou o compromisso da entidade com a causa. "A presença de lideranças femininas de todo o Brasil reforça a necessidade de garantir equidade de gênero e de continuar avançando na criação de oportunidades para que mais mulheres ocupem espaços de decisão. O evento está alinhado às ações promovidas pela Fenae, como o programa ‘Fenae com Elas’, que tem justamente o propósito de fortalecer a presença feminina em todos os espaços”, destacou.