A tarde do sábado (25/10) foi especial para os filhos das mulheres atendidas pelo projeto Viva Mulher Segura, uma iniciativa da Federação Nacional das Associações do Pessoal da Caixa (Fenae) e da Apcef/DF, desenvolvida em parceria com a ONG Moradia e Cidadania, em Samambaia. A ação, em comemoração ao Dia das Crianças, celebrado em 12 de outubro, envolveu voluntários, parceiros e a diretoria das entidades para levar alegria e diversão a cerca de 60 crianças que vivem em situação de vulnerabilidade social.

Para fazer a alegria da criançada, a festa contou com brinquedos, cama elástica, pipoca, piscina de bolinhas e algodão-doce. Além disso, foram distribuídos brinquedos para as crianças que participaram das atividades. Além disso, voluntários da UNB deram uma oficina de música para os pequenos. 

O diretor de Comunicação e Imprensa da Fenae, Moacir Carneiro, destacou que a iniciativa é essencial para criar uma consciência de direitos entre as mulheres e crianças atendidas. “É muito satisfatório voltar aqui e presenciar a transformação que o projeto está provocando na vida das pessoas. Nesse sentido, estamos trabalhando para que, no futuro, possamos ter cidadãos e cidadãs mais comprometidos e sensíveis com as causas sociais. Isso é muito importante para minimizar a desigualdade no país, dando dignidade e condições para todos”, reforçou o diretor.

O presidente do Conselho Deliberativo Nacional da Fenae (CDN) e da Apcef/DF, José Herculano do Nascimento Neto (Bala), afirmou: “Essa é mais uma ação importante da Fenae com a Apcef e a ONG Moradia e Cidadania. É um prazer estar aqui junto com essa garotada, comemorando o Dia das Crianças e lembrando que é sempre bom transformar a vida das pessoas”, reforçou.

A gerente nacional de Administração e Finanças da Moradia e Cidadania, Rejane Moura, falou da satisfação em participar da ação com as pessoas da comunidade. “É um prazer estar aqui representando a Moradia e Cidadania, fazendo a doação de brinquedos viabilizada pelo projeto social Brinquedo Solidário, do comitê de aposentadas da ONG. Participar de um evento como este é gratificante e faz bem para quem recebe e muito mais para quem doa”, destacou.

Já a diretora da Apcef/DF, Celeste Fonseca, ressaltou a importância da iniciativa: “Agradeço a oportunidade de participar desse momento. Estamos muito felizes de, junto com a Fenae, apoiar o projeto Viva Mulher Segura, por meio da campanha do Dia das Crianças”, reforçou.

A tarde de festa também contou com a presença das empregadas da Fenae Denise Viana, membro do Comitê Gestor, Silvete Souza e Ildete Souza Ramos.

Agradecimento

A presidente do Instituto Mulher Segura, Lúcia Bessa, destacou a importância da união entre as entidades em prol da melhoria da qualidade de vida das mulheres atendidas pelo projeto Viva Mulher Segura. “Desde que começamos o trabalho aqui na comunidade, estamos impactando a vida das mulheres atendidas. Que cada uma de nós siga unida e comprometida com esta causa, que pode salvar vidas”, reforçou Lúcia.

Representando as mulheres atendidas pelo projeto, Loiane dos Santos falou da satisfação de todas em poder fazer parte da iniciativa. “Quero agradecer a todos que contribuíram para esse momento tão feliz, que é o Dia das Crianças, comemorado hoje. O projeto tem sido fundamental para todas nós aprimorarmos nossos conhecimentos, de tal forma que chega a ser irradiantes. Quero agradecer a todas as pessoas que ajudam no projeto. Viva nós, mulheres, e chega de violência!”, disse.

Entenda o projeto

O projeto do Instituto Viva Mulher Direitos e Cidadania integra o eixo de empoderamento de mulheres e meninas e reforça o compromisso da Campanha Fenae com Elas, firmada com o Ministério das Mulheres por meio da campanha Feminicídio Zero.

Com isso, a iniciativa oferece cursos de artesanato e gastronomia às participantes, além de atividades direcionadas ao combate à violência doméstica, oficinas de capacitação com foco na geração de renda e incentivo ao empreendedorismo sustentável.

Desde sua implementação, as participantes são orientadas sobre a importância do enfrentamento da violência doméstica sob a ótica de seus direitos, contribuindo para a conscientização sobre a prevenção à violência e o estímulo ao exercício da cidadania e da autonomia financeira. 

Confira alguns dos momentos da festa!

IMG_5091.jpg

IMG_4973.jpg

IMG_4929.jpg

IMG_4983.jpg

IMG_4894.jpg