A Federação Nacional das Associações do Pessoal da Caixa (Fenae) renovou a parceria com a Federação dos Trabalhadores do Ramo Financeiro do Nordeste (Fetrafi/NE) para acesso à plataforma da Rede de Conhecimento. O acordo foi firmado na manhã desta quinta-feira (20/02), em reunião entre o presidente da Fenae, Sergio Takemoto, o presidente da Fetrafi/NE, Carlos Eduardo Bezerra Marques, e o secretário-geral da Fetrafi/NE, Lindonjhoson Almeida de Araújo.

Na prática, a parceria permitirá que os bancários associados aos sindicatos do Ceará, Piauí, Pernambuco, Paraíba e Alagoas continuem acessando os cursos oferecidos na plataforma. “Ao reestabelecer essa parceria com a Federação do Nordeste e os sindicatos filiados, fortalecemos ainda mais a participação dos bancários no movimento sindical. Isso tem dado resultados concretos. Não apenas da Caixa, mas também de outros bancos estão aproveitando essa oportunidade para ampliar os seus conhecimentos em diversas áreas”, destacou Takemoto.

O presidente da Fetrafi/NE, Carlos Eduardo Bezerra Marques, ressaltou a importância do convênio, que, segundo ele, beneficia bancários associados aos sindicatos. “Essa parceria vai ajudar, inclusive, colegas da Caixa, permitindo a ampliação da associação aos sindicatos e fortalecendo a recomendação para que os trabalhadores da Caixa se associem às suas Apcefs”, afirmou. “Isso significa que, no nosso próximo congresso, poderemos estabelecer uma política para comunicar melhor, aumentar a quantidade de participantes, monitorar os inscritos e gerar indicadores que fortaleçam as organizações sindicais e o movimento associativo, que a Fenae tanto preza”, comemorou.

O secretário-geral da Fetrafi/NE, Lindonjhoson Almeida de Araújo, reforçou a importância da parceria com a Fenae. “Quando falamos do tamanho da Fenae, isso reflete também na Federação e nos sindicatos, que atendem diferentes realidades – alguns com 5.000 bancários, outros com 3.000. Essa estrutura permite que mais pessoas tenham acesso aos cursos, organizem-se para participar e ampliem suas oportunidades. Diferente de contratar um curso isolado para um único sindicato, esse modelo alcança um público muito maior”, enfatizou.

Além dos cursos do CPA 10, CPA 20, os sindicalizados terão acesso a uma série de cursos técnicos e de qualificação em várias áreas da formação. Ao todo, a Fetrafi/NE representa aproximadamente 30 mil bancários e sócios dos sindicatos filiados nos cinco estados.