A Federação Nacional das Associações do Pessoal da Caixa (Fenae) se reuniu por dois dias – quarta e quinta (24 e 25), em Goiânia (GO), com os presidentes das Apcefs das regiões Centro-Oeste e Norte, durante encontro que teve o objetivo de aproximar cada vez mais as entidades representativas de seus associados, de modo a debater ações para levar mais serviços e mais qualidade de vida ao pessoal da Caixa. Foi a primeira de uma série de reuniões que serão realizadas em outras regiões do país: Sul, Sudeste e Nordeste.

“Como temos atuado em diversas frentes, para defender a Caixa pública/social e os direitos dos empregados, queremos também uma Fenae mais próxima e uma Apcef cada vez mais atuante, para ambas oferecerem benefícios ao pessoal da Caixa, os mais amplos e exclusivos possíveis”, explicou Sergio Takemoto, presidente da Fenae. Ele afirmou que essas demandas, entretanto, devem vir combinadas com a mobilização para preservar empregos, direitos e por uma Caixa pública e sintonizada com os desafios sociais do país.

Além dos diretores da Fenae, Sergio Takemoto (presidente), Cardoso (vice-presidente), Marcos Saraiva (diretor de Administração e Finanças), Vera Leão (Centro-Oeste) e Paulo Roberto da Costa (Norte), participaram do encontro os presidentes das 11 Apcefs do Centro-Oeste e Norte, e o presidente do Conselho Deliberativo Nacional (CDN) e da Apcef/DF, José Herculano do Nascimento Neto (Bala).

“É preciso aproveitar esse espaço para continuarmos a debater muito as questões referentes à nossa luta por melhores condições de trabalho na Caixa, assim como pelo respeito aos direitos dos empregados”, disse Marcos Saraiva. Para Marcão, a atuação das Apcefs é decisiva para essas conquistas, sendo ainda fundamental para a Fenae cumprir sua missão de incentivar o bem-estar e a qualidade de vida dos trabalhadores do banco público.

Para o presidente do Conselho Deliberativo Nacional (CDN), José Herculano do Nascimento Neto, os diretores das associações do Centro-Oeste e Norte, assim como a Diretoria da Fenae, saem do primeiro encontro das duas regiões mais enriquecidos, confiantes e otimistas. Disse ainda que o principal saldo dessa reunião foi o de debater e construir coletivamente os assuntos de interesse dos empregados.

Na condição de anfitrião do encontro, o presidente da Apcef/GO, João Fortunato da Silva Barros, declarou que a reunião foi importante para alinhar as associações em busca de melhores entregas aos associados. “Portanto, nosso objetivo é confraternizar, integrar os empregados das regiões Centro-Oeste e Norte e promover benefícios em defesa da Caixa 100% pública e pelos direitos dos empregados e dos colegas associados”, reiterou.

Temas debatidos no encontro de Goiânia

A Fenae e os presidentes das Apcefs discutiram temas relevantes para os trabalhadores do banco público, como Funcef (PLP 68 e a contraproposta para solucionar o equacionamento sem retirada de direitos), questões internas das associações do Centro-Oeste e Norte, Jogos da Fenae 2024 e projetos da parceria Fenae, Apcefs e Moradia e Cidadania.

Integrantes da Coordenação Estadual da Moradia e Cidadania de Goiás visitaram o encontro e, ao lado de Sergio Takemoto (Fenae) e José Fortunato (Apcef/GO), apresentaram o projeto “Lutando por Cidadania” em Jataí, município situado no sudoeste do estado. Esse projeto promove atividades educacionais e culturais para melhorar o aprendizado e a integração social dos alunos, beneficiando 25 crianças e adolescentes entre 10 e 14 anos. Resulta, assim, da parceria da Fenae e da Apcef/GO com a Moradia e Cidadania e busca promover ações de inclusão em comunidades em situação de vulnerabilidade social.