Na última quarta-feira (19), a Diretoria Executiva da Fenae se reuniu para debater assuntos de interesse dos empregados da Caixa. Seguindo o rito, o presidente Sergio Takemoto fez a abertura do encontro, destacando as pautas que estão sendo defendidas pelas entidades representativas. Entre elas, as visitas realizadas no Congresso Nacional, nesta semana, para dialogar com parlamentares sobre as entidades que gerem os fundos de pensão, em especial a Previ.

Na sequência, Rafael de Castro, coordenador da Comissão Executiva dos Empregados (CEE/Caixa) e diretor da Fenae, tratou das negociações com foco no plano de saúde dos empregados. "O custo do Saúde Caixa pode aumentar, mas nós não concordamos com isso. A qualidade do atendimento está ruim e precisamos de mobilização para pressionar por melhorias", afirmou. Ele também anunciou que todo dia 20 será um dia de mobilização, quando os empregados conferem os descontos do plano em seus holerites.

Por sua vez, Marcos Saraiva, diretor de Administração e Finanças da Fenae, apresentou o calendário de eventos da Federação para o primeiro semestre. Ele destacou a realização do #ProntoFalei 2025, que ocorreu no Rio de Janeiro, e elogiou a organização do evento e o engajamento da juventude bancária. Também falou sobre o Talentos Fenae/Apcefs 2024/2025, que será realizado em abril em Foz do Iguaçu (PR); os Jogos Fenae+, programados para novembro, e os Jogos Regionais, que, neste primeiro semestre, terão edições Norte e Centro-Oeste (em Brasília) e Sul/Sudeste (em Campinas).

Outro evento de destaque é o Meu Ideal, que ocorrerá em junho no Espírito Santo e contará com uma reunião da diretoria na Apcef/ES. Rita Lima informou que os preparativos estão avançados, incluindo identidade visual e estrutura do evento.

Na área de responsabilidade social, Giselle Menezes apresentou pontos do Edital 004, que pode beneficiar quase 3 mil pessoas diretamente e mais de 8,5 mil indiretamente. Todos os projetos contemplam ações voltadas ao empoderamento de mulheres e meninas. A diretora de Impacto Social da Federação mostrou o cronograma do edital e, junto com a diretora de Políticas Sociais da entidade, Rachel Weber, apresentou as ações que estão em andamento, que estão voltadas para o programa “Fenae com Elas”.

Além disso, os participantes da reunião destacaram sobre a Greve das Seis Horas, que em 2025 completa 40 anos, e a realização da COP 30 (Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas de 2025) no Brasil. Sobre a Conferência, a diretoria concorda em contribuir com o evento com os projetos de responsabilidade social da entidade.