Em virtude das festas do Natal e do Ano Novo, com ambas estando próximas, a Federação Brasileira de Bancos (Febraban) divulga comunicado sobre o funcionamento dos bancos no período. 

Como os dias 25 de dezembro (Natal) e 1º de janeiro de 2025 (Confraternização Universal) são feriados nacionais, não haverá expediente bancário e instituições financeiras como a Caixa Econômica Federal não abrem para atendimento presencial ao público. As compensações bancárias não serão efetivadas nessas datas, incluindo o TED. Apenas o Pix, que funciona 24 horas todos os dias e nos feriados, poderá ser feito normalmente. Na terça-feira de 24 de dezembro, os bancos terão o horário de atendimento reduzido, das 9h às 11h. Em 26 de dezembro e 2 de janeiro de 2025, caindo ambas numa quinta-feira, as agências da Caixa e dos demais bancos voltam a funcionar normalmente para atendimento presencial ao público nas localidades onde não há feriado municipal. 

A Febraban informa ainda que o último dia útil do ano para atendimento presencial ao público, com expediente normal para a realização de todas as operações bancárias, será no dia 30 de dezembro (segunda-feira). Em 31 de dezembro, numa terça-feira, não há expediente bancário e as compensações bancárias não serão efetivadas.

Pagamento de contas de consumo 

A Febraban enfatiza que as contas de consumo (água, luz, telefone etc.), com vencimento no dia em que não houver compensação bancária – 25 e 31 de dezembro e 1º de janeiro – poderão ser pagas no dia útil seguinte, sem a incidência de multa por atraso. Em relação aos tributos e impostos, caso vençam no feriado ou nos dias em que não houver compensação bancária, há a necessidade de pagamento antecipado, para evitar a incidência de juros e multa.

Canais de atendimento

Os meios eletrônicos são uma alternativa prática e segura aos clientes, que podem usar as áreas de autoatendimento disponíveis, além dos canais digitais (celulares e computadores) dos bancos, para a realização de transferências e pagamento de contas e demais serviços.

Nesse particular, a Febraban esclarece que internet banking, mobile banking e caixas eletrônicos podem ser utilizados para pagamento de contas, checagem de saldo e extrato e transferências, por exemplo. Banco por telefone e correspondente também estão entre as alternativas de atendimento. 
 
Boletos bancários de clientes cadastrados como sacados eletrônicos podem ser pagos via Débito Direto Autorizado (DDA).