Na manhã de sábado (17), os Jogos Fenae 2024 continuaram intensos, com disputas emocionantes na Vila Olímpica Parahyba e no Colégio Motiva Ambiental. Entre as modalidades disputadas estavam o Voleibol Masculino, Futebol Society Livre, Futebol Society Master, Futsal Masculino, Natação, Tênis de Mesa Feminino, Masculino e Dupla Mista. A manhã foi marcada por momentos de superação, integração e muita emoção, tanto para os veteranos que participam há décadas quanto para os estreantes que vivem pela primeira vez a experiência dos jogos.

Estreantes que fazem a diferença

Erika Alves, de 42 anos, da Apcef/DF, estreante na modalidade de revezamento, expressou sua alegria em participar dos Jogos Fenae. "Eu estou muito feliz de estar aqui. Para mim foi uma superação mesmo. Eu costumo falar que foi sangue, suor e lágrimas, literalmente. Passando por ortopedia, médicos. Eu fico muito emocionada de estar aqui e acreditar em mim mesma porque, no começo, eu não estava acreditando que seria classificada," disse Erika, com a emoção evidente em suas palavras.

Priscilla Lima, também da Apcef/DF e estreante na corrida rústica, trouxe uma história inspiradora de superação. "Primeiro, falar da recepção de João Pessoa, que é simplesmente maravilhosa, um povo muito acolhedor. Está sendo uma experiência única, a galera empolgada, uma sinergia, todo mundo disposto a interagir, brincar e, obviamente, competir”, compartilhou Priscila, refletindo a importância do evento na promoção do esporte e da qualidade de vida.

Veteranos que continuam a brilhar

Entre os veteranos, Leila Gonçalves, da Apcef/DF, participa dos Jogos Fenae há 20 anos. Aos 49 anos, ela continua determinada a buscar mais conquistas. "Na verdade, os Jogos Fenae para mim são uma grande festa. Foi onde eu descobri o esporte aos 30 anos e minha vida realmente se transformou. Hoje eu tenho muito mais qualidade de vida, alegria em viver, em correr. É uma coisa que virou minha paixão. E agora voltei com tudo em busca das medalhas," declarou Leila, com uma energia contagiante que continua a inspirar colegas e novos atletas.

Outro veterano, Derblay Souza, de 63 anos, da Apcef/AM, ressaltou a importância dos Jogos Fenae para a manutenção da saúde. "Os Jogos Fenae, para mim, são de suma importância porque nos levam a estar continuamente praticando esporte para manter nossa boa saúde. Graças a Deus, aos 63 anos, estou aqui competindo com a equipe de voleibol do Amazonas," afirmou Derblay, exemplificando o espírito de longevidade e dedicação que os jogos promovem entre os atletas.

Helen Juchem, de 57 anos, da Apcef/RS, também veterana dos Jogos Fenae, expressou sua expectativa de conquistar mais uma medalha de ouro para sua coleção. Ela participa dos Jogos Fenae desde 1991 e conta que já ganhou medalhas de ouro em 1991, 1994, 2012, 2014, 2016, prata em 2018, e ouro em 2022. “A expectativa é ouro para 2024”, revelou. Eu amo participar dos Jogos Fenae porque a nossa equipe é maravilhosa e a integração com todos os colegas do país inteiro é fantástica," disse Helen, demonstrando a união e o espírito esportivo que marcam o evento.

A organização que transforma vidas

Leandro Souza, de 41 anos, técnico das modalidades de vôlei da Apcef/AM, destacou o papel dos jogos na promoção da saúde e qualidade de vida dos atletas. "Acho que o primeiro aspecto é pensar em saúde e qualidade de vida. A partir do momento que se compromete em participar dos Jogos, começa a entender que precisa cuidar da saúde. Estar com os exames em dia, apresentar um atestado de aptidão física. Tem todo um acompanhamento com os profissionais da área de saúde”, explicou Leandro, destacando a importância da preparação física e mental para o sucesso nos jogos. 

Os Jogos Fenae 2024 seguem proporcionando momentos inesquecíveis para atletas de todo o Brasil, unindo esporte, saúde e confraternização em um evento que já se tornou uma tradição no calendário esportivo bancário.

Patrocínio oficial - A Caixa Residencial é a patrocinadora oficial dos Jogos da Fenae 2024. A 15ª edição do evento esportivo contará com o patrocínio de uma das empresas da Caixa, o maior banco público da América Latina e principal operador das políticas de habitação do país. A seguradora proporciona à sociedade soluções de seguros de moradias simples, acessíveis e inovadoras, garantindo proteção e tranquilidade aos lares brasileiros. A empresa está em constante evolução com o objetivo de se posicionar entre as maiores seguradoras no segmento residencial e habitacional do país.