O mês das crianças está chegando! E você pode fazer a diferença na vida de centenas de crianças que, hoje, vivem em situação de vulnerabilidade social no país. Para isso, basta participar da campanha que a Federação Nacional das Associações do Pessoal da Caixa (Fenae) lança, nesta terça-feira, 1º de outubro.

Os recursos arrecadados durante a campanha, que vai até 31 de outubro, serão revertidos para os 27 projetos da Fenae e das Associações do Pessoal da Caixa (Apcefs) com a ONG Moradia e Cidadania.

"A Fenae, as Apcefs de todo o Brasil e a ONG Moradia e Cidadania uniram forças para desenvolver iniciativas que contribuam para a redução do cenário de desigualdade social existente em nosso país e tragam esperança de um futuro com mais desenvolvimento sustentável e inclusão social. Contamos com os empregados da Caixa, aposentados e com a sociedade em geral. Vamos fortalecer essa rede de solidariedade e investir no futuro do Brasil ", destaca Sergio Takemoto, presidente da Fenae.

Veja como é simples doar!

Doe por meio do aplicativo do seu banco: basta apontar a câmera do celular para o QR Code abaixo (inserir a imagem).

As doações também podem ser feitas pelo pix:  CNPJ 34.267.237-0001-55 (Federação Nacional das Associações do Pessoal CEF).

Transferência bancária: Banco Caixa (104) | Agência: 4316 | Operação: 003 | Conta corrente: 266-0

Agora que você já sabe como doar, conheça um pouco mais sobre os projetos que poderão contar com seu apoio e mudar a vida muitas famílias!

Movimento Solidário

Os projetos da parceria com a Moradia e Cidadania são desenvolvidos pelo Movimento Solidário-programa de responsabilidade social da Fenae e das Apcefs – e tem acompanhamento de um comitê gestor. Suas ações são focadas no desenvolvimento sustentável de comunidades em vulnerabilidade social.

Mais de 4.553 pessoas já foram beneficiadas diretamente e mais de 18.238 crianças, jovens e adultos indiretamente beneficiados com os projetos, que englobam ações de inclusão produtiva, educação, esporte, geração de renda, segurança alimentar, entre outros.

Saiba mais sobre os projetos:

Acre -Saber para Futuro II: oferece aulas de reforço escolar para 25 crianças matriculadas no ensino fundamental, que residem no bairro Floresta Sul, em Rio Branco. Objetivo é melhorar o desempenho escolar e promover atividades culturais. São 25 beneficiários diretos e 100 indiretos.

Alagoas - Pães Caseiros Artesanal: cursos profissionalizantes para mais de 100 mulheres entre 18 e 45 anos, com foco na produção de pães artesanais caseiros. A meta é impulsionar a geração de renda, na comunidade de Antares, situada próxima à sede social da Apcef/AL. São 100 beneficiários diretos e 400 indiretos.

Amazonas -Fortalecer ACAE: Foco no reforço escolar, com práticas socioeducativas, voltadas aos direitos humanos e cidadania para 100 crianças e adolescentes entre 9 e 17 anos, moradores do bairro Colônia Antônio Aleixo e adjacências. São 100 beneficiários diretos e 400 indiretos.

Amapá- Reforço Escolar: beneficia 60 crianças e adolescentes de escola pública, que residem nos bairros Universidade e Zerão, e que apresentam dificuldades de aprendizagem na leitura, escrita, interpretação de textos e cálculos matemáticos. São 60 beneficiários diretos e 240 indiretos.

Bahia-    Geração de Renda e Proteção Ambiental: incentiva a criação, manejo e conservação de espécies de meliponíneos no âmbito da região de Catu de Abrantes, Camaçari, por meio de capacitações básicas e avançadas, para geração de renda, preservação do meio ambiente e melhoria na qualidade alimentar da população atingida pelo projeto. São 40 beneficiários diretos e 160 indiretos.

Ceará- Projeto Curió: promove a capacitação profissional para jovens e adultos, residentes no Conjunto Curió, em Fortaleza, por meio de cursos profissionalizantes e oficinas diversas, visando a geração de renda. São 32 beneficiários diretos e 200 indiretos.

Distrito Federal- SOS Alfabetização: oferece aulas de reforço escolar para o processo de alfabetização e aprendizagem de crianças 08 a12 anos, residentes na Vila do Boa, em São Sebastião. São 50 beneficiários diretos e 200 indiretos.

Espírito Santo - Projeto Integração: promove o desenvolvimento social de crianças e adolescentes contribuindo com a melhoria da qualidade de vida, o acesso ao esporte e ao lazer. São 40 beneficiários diretos e 160 indiretos.

Goiás- Lutando por Cidadania: auxilia, por meio de reforço escolar, o processo educacional de crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social que fazem parte do projeto de judô da Associação Atlética Wider Santos, em Jataí, além de trabalhar aspectos de cidadania e o incentivo a prática de esportes. São 25 beneficiários diretos e 100 indiretos.

Maranhão-Cantinho da Alfabetização: oferece aulas de alfabetização e letramento para um grupo de 60 crianças e adolescentes, por meio da implementação de oficinas abrangentes, que englobam não apenas a educação básica, mas também atividades culturais, esportivas e de lazer.  São 60 beneficiários diretos e 240 indiretos.

Mato Grosso-Projeto Social Taekwondo:promove a prática do esporte e encontros multidisciplinares, visando desenvolvimento físico, emocional e social de crianças e adolescentes, oriundas de famílias de baixa renda residentes no bairro Araés, em Cuiabá. São 50 beneficiários diretos e 200 indiretos.

Mato Grosso do Sul    - Amor que Envolve e Desenvolve: focado no reforço escolar para crianças de 4 a 11 anos, oriundas do ensino público, nos bairros Nova Serra e Jardim Aeroporto, em Campo Grande, para fortalecer a aprendizagem da leitura, escrita e operações básicas de matemática. São 90 beneficiários diretos e 360 indiretos.

Minas Gerais- Um Novo Começo em Movimento: promove oficinas formativas, garantindo possibilidade de melhor organização de grupos/empreendimentos solidários, fortalecimento do movimento de economia popular solidária e divulgação dos produtos. São 480 beneficiários diretos e 1920 indiretos.

Pará-Renda Eletrificada: promove curso técnico de eletricista predial a pessoas com idade superior a 17 anos e chefes de família, residentes no bairro Coqueiro e adjacências, proporcionando geração de renda. São 60 beneficiários diretos e 240 indiretos.

Paraíba- Na ponta do Pé e na Ponta do Lápis: realiza atividades de mediação de leitura e atividades como futsal e ballet, para crianças de 7 a 12 anos da comunidade Portal do Sol, em João Pessoa, para melhoria do nível de leitura e inclusão cidadã. São 50 beneficiários diretos e 200 indiretos.

Paraná- Superação: reforço escolar para adolescentes com alto grau de comprometimento de aprendizagem, atendidos na Obra Social Santo Anibal no bairro Uberaba, em Curitiba. A intenção é buscar condições de enfrentarem atividades laborais após a sua saída do projeto. São 30 beneficiários diretos e 120 indiretos.

Pernambuco-Reforço Escolar da Gabriela Feliz: oferece aulas de reforço escolar para crianças em situação de vulnerabilidade social e/ou de risco na educação básica, com foco no fortalecimento dos conteúdos de língua portuguesa e matemática.  São 30 beneficiários diretos e 120 indiretos.

Piauí- Costurando Laços de Amor: desenvolve oficinas de costura, para capacitar mães gestantes a confeccionarem os itens dos seus próprios enxovais e estimular a atividade como uma fonte de geração de renda para as famílias beneficiárias. São 30 beneficiários diretos e 120 indiretos.

Rio de Janeiro-Informática para Crescer: oferece conhecimentos básicos em informática para crianças e adultos da comunidade do Rio das Pedras, proporcionando a melhoria do aprendizado das crianças e facilitando o acesso ao mercado de trabalho dos adultos. São 20 beneficiários diretos e 80 indiretos.

Rio Grande do Norte-Aprendendo com Letras Números e Bolas: trabalha os aspectos de desenvolvimento cognitivo e socioeducativo de crianças e adolescentes estudantes das escolas públicas da comunidade de Pium, localizada em Parnamirim, oferecendo aulas de reforço escolar e incentivo às atividades como futebol, jogos de xadrez, dominó e dama. São 40 beneficiários diretos e 160 indiretos.

Rio Grande do Sul-Escola de Artesanato e Hospedagem: incentiva conscientização ambiental e cultural na Aldeia Mbya Guarani Pindó Mirim, por meio de oficinas de bioconstrução para as pessoas que visitam o espaço. Estimula também a geração de renda. São 23 beneficiários diretos e 92 indiretos.

Rondônia-Navegador Reforço de Cidadania: oferece aulas de reforço escolar para 60 crianças matriculadas no Ensino Fundamental, que vivem em situação de vulnerabilidade social e possuem dificuldade de aprendizado, promovendo melhora no desempenho escolar e cidadania. São 60 beneficiários diretos e 240 indiretos.

Roraima- Fé e Alegria do Brasil: proporciona atividades socioeducativas e esportivas para crianças e adolescentes migrantes venezuelanos e brasileiros em situação de extrema vulnerabilidade, visando promover a inclusão social e fortalecer vínculos comunitários. São 200 beneficiários diretos 200 e 200 indiretos.

Santa Catarina-Pequeno Guarani: promove reforço escolar, aos alunos da escola Benonivio João Martins do 2º ao 5º ano (idades entre 7 e 15 anos), para melhorar o desempenho escolar nas disciplinas que apresentam dificuldades. São 100 beneficiários diretos e 400 indiretos.

São Paulo-Conectados para o Futuro: promove inclusão digital e social para adolescentes e adultos, residentes no entorno da Apcef/SP, a fim de ampliar as possibilidades de inserção no mercado de trabalho, de forma a terem plena cidadania. São 48 beneficiários diretos e 192 indiretos.

Sergipe-Transformar e Educar: promove atividades interdisciplinares para crianças e adolescentes com idade de 8 a 15 anos, no Recanto da Paz, Aracajú. Objetivo é a construção do conhecimento de forma crítica e afetiva, para o resgate da autoestima e a melhoria do convívio social. São 80 beneficiários diretos e 320 indiretos.

Tocantins-Coletivo de Mulheres do Tocantins: apoia mulheres em situação de risco econômico ou social, com a realização de cursos nas áreas de alimentação e artesanato, voltados para geração de renda e emprego, bem como palestras para capacitá-las para o empreendedorismo e participação em feiras de negócios e comércio. São 150 beneficiários diretos e 600 indiretos.