O projeto de responsabilidade social da Federação Nacional das Associações do Pessoal da Caixa (Fenae) e Apcef/PI, em parceria com a ONG Moradia e Cidadania, recebeu na última sexta-feira (28) a visita de diretores e diretoras da Federação. Membros do Comitê Gestor da parceria apresentaram o projeto Costurando Laços de Amor, realizado na capital do Piauí.

O programa é dedicado ao ensinamento e produção de costura e crochê voluntário, destinado a doação de enxoval e peças de roupa para gestantes e mães de comunidades carentes de Teresina.

Para a diretora de Impacto Social da Fenae, Giselle Menezes, a visita foi um momento de muita emoção. “Realmente é inspirador esse projeto desenvolvido aqui no Piauí. Tivemos a oportunidade de conhecer pessoalmente e é formidável ver essas mulheres trabalhando com geração de renda e inclusão produtiva; além do impacto positivo a comunidade”, avaliou.

Na visita, o projeto foi apresentado para a diretoria, relembrando a história e importância do Movimento Solidário em sua atuação em regiões carentes de todo o Brasil. Um desfile foi realizado com algumas beneficiadas com peças confeccionadas pelas mulheres do projeto, além da entrega de enxovais para as grávidas presentes.

A diretora da Fenae, Lourdes Barboza, pontua que o projeto foi abraçado pela Federação devido a sua importância social. “É um programa lindo que atua com o cuidado com as gestantes e a educação da criança já a partir da maternidade. É um projeto novo que trabalha saúde, educação e principalmente geração de renda para essas mulheres. Esperamos sempre apoiar ações como essas Brasil afora”, ressaltou.

Uma das participantes do projeto Laços de Amor, Eulina Soares, conta como o projeto auxiliou em vários aspectos de sua vida. “O projeto me ajudou na questão da socialização. Aqui é um gerador de renda para diversas famílias. Mas para mim, o mais importante, foi poder me encontrar na costura e confecção de peças. E no momento que nosso trabalho ajuda mães e gestantes, tudo faz sentido. O projeto faz jus ao nome porque aqui eu encontrei muito amor envolvido”.

Segundo o presidente da Fenae, Sergio Takemoto, é muito gratificante perceber a amplitude de um projeto como o Costurando Laços de Amor. “É mais uma inciativa vitoriosa do ponto de vista social e de solidariedade. Toda a comunidade é beneficiada”, destaca o presidente.

Além das diretoras Lourdes Barboza, Francisca de Assis, Giselle Menezes (Impacto Social), Gloria Araújo (Administração e Finanças da Apcef Piauí) e empregados da Caixa, participaram da visita os diretores Moacir Carneiro (Comunicação e Imprensa), Nilson de Moura (Formação), Paulo Roberto Moretti (Região Norte), José Megume Tanaka (Região Sul).