No último sábado (13), na sede social de Riacho Doce, em Maceió, aconteceu a celebração em dose dupla dos 53 anos da Fenae e dos 71 anos da Apcef/AL. O evento comemorativo foi marcado por momentos de confraternização e unidade das empregadas e dos empregados da Caixa Econômica Federal associadas/associados, com circunstâncias de integração rumo a novas conquistas e realizações, tendo espaço até mesmo para diversão com atração musical e muita animação.

A festa alagoana recordou toda uma trajetória de defesa dos direitos dos empregados da Caixa e de promoção de um banco 100% público. Uma constatação se impôs entre os presentes: fundada em 1971, após a unificação das Caixas Econômicas Estaduais, a Federação Nacional das Associações do Pessoal da Caixa (Fenae) tem sido essencial na luta por melhores condições de trabalho, assim como foi na reclassificação das tabelas salariais em 1974.

O ato dois por um, no qual o associado participa de dois eventos ao mesmo tempo e de maneira articulada, teve também momentos de agradecimento, com a Apcef/AL manifestando orgulho de sua parceria com a Fenae. O presidente da associação alagoana, Josuel Cardoso da Silva, foi direto ao ponto: “A Fenae tem sido um pilar fundamental para a Apcef/AL em todas as nossas lutas. A união e a cooperação entre nossas entidades fortalecem a defesa dos direitos dos empregados da Caixa e a promoção de uma sociedade mais justa e igualitária”.

Segundo Josuel Cardoso, o momento é especial para todos os associados, pois “celebramos não apenas o tempo decorrido, mas também as conquistas alcançadas e os desafios que ainda enfrentamos”. O presidente da Apcef/AL afirmou que tanto a Fenae quanto a associação alagoana estão unidas em prol de um propósito comum, que é o de defender os direitos dos trabalhadores e o de promover seu bem-estar.

O evento comemorativo da Apcef/AL contou com a participação do presidente da Fenae, Sergio Takemoto. Ele protagonizou uma das situações mais emocionantes da festa ao discorrer sobre a visita ao Instituto Amigos da Sopa no dia anterior (sexta-feira), quando conheceu o projeto social “Pães Artesanais”, que recebe o apoio da Fenae, da Apcef/AL e da Moradia e Cidadania. Sergio Takemoto disse, na ocasião que essa visita foi motivo de muita alegria, dado que o projeto está ensinando as mulheres em situação de vulnerabilidade a produzirem pães e aumentarem, assim, a sua renda.

Ainda durante fala na festa alagoana, o presidente da Fenae declarou que a Federação está comprometida com os direitos de todos os empregados do banco público, sejam da ativa ou aposentados. Esclareceu ainda que foi cobrada da Funcef e da Caixa uma proposta de redução de equacionamento, que não retire direitos e que efetivamente resolva as dificuldades enfrentadas pelos aposentados e pensionistas. Por fim, deixou um recado conclusivo: “Continuem contando com a Fenae na defesa dos direitos das trabalhadoras e dos trabalhadores do maior banco público da América Latina”.

Iniciada a partir das 18h, a animação do evento festivo da Apcef/AL ficou por conta da banda Los Borrachos, do DJ Heron e de PV Mello, este último cantor muito apreciado no circuito musical de Alagoas. Além dessas atrações musicais, a festa foi marcada por momentos de muita alegria.