A Revista Fórum publicou nesta semana o artigo “Feminicídio Zero: Prevenir é a melhor arma para salvar vidas de milhares de mulheres”, assinado por Sergio Takemoto, presidente da Fenae. O texto reforça a necessidade de um pacto nacional para combater a violência contra a mulher no Brasil e destaca o protagonismo da Federação nessa luta, especialmente com a adesão à campanha Feminicídio Zero, promovida pelo Ministério das Mulheres.  

No artigo, Takemoto expõe dados alarmantes do feminicídio no Brasil que, em 2023, atingiu o maior número já registrado na série histórica: 1.463 mulheres assassinadas. Atualmente, o país ocupa a quinta posição mundial em mortes violentas de mulheres, atrás apenas de El Salvador, Colômbia, Guatemala e Rússia. Para reverter essa realidade, o presidente da Fenae defende medidas urgentes, como a promoção de uma educação antimachista, a garantia da autonomia feminina e o fortalecimento da aplicação das leis contra agressores.  

O texto também aborda iniciativas concretas da Fenae para enfrentar o problema. Uma delas é o programa “Fenae com Elas”, lançado por meio do programa de responsabilidade social da entidade, Movimento Solidário, que busca promover cidadania, equidade de gênero e que, em uma nova edição, o foco é o combate à violência contra a mulher. Além disso, no artigo, Takemoto relembra que, durante a assinatura da carta-compromisso, a ministra das Mulheres, Cida Gonçalves, enfatizou que a violência de gênero não é um problema exclusivo das mulheres, mas de toda a sociedade.  

“A publicação na Revista Fórum ressalta o compromisso da Fenae em transformar vidas e contribuir para a construção de uma sociedade mais justa e igualitária. Mais do que conscientizar, convidamos empregados e empregadas da Caixa e toda a sociedade a unir forças em prol de um Brasil onde as mulheres possam viver com liberdade, respeito e segurança”, destaca Sergio Takemoto.