O portal de notícias Platô BR publicou, nesta sexta-feira (21/02), o artigo do presidente da Federação Nacional das Associações do Pessoal da Caixa (Fenae) sobre a necessidade de permanência das agências físicas dos bancos para atender milhões de brasileiros. O texto também foi replicado no portal do jornal Estado de Minas.

Com o título “O futuro digital e o compromisso social da Caixa”, Takemoto defende que, apesar da implementação de novas tecnologias, o banco público tem que manter sua missão de atender a população que não tem acesso as novas tecnologias, principalmente nas regiões mais remotas do país.

O artigo também traz dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNAD Contínua), do IBGE, em 2023, que mostra que “cerca de 11 milhões de brasileiros viviam em domicílios sem conexão à internet, e 23 milhões não possuíam celular para uso pessoal, sendo que mais de 50% dessas pessoas apontaram falta de conhecimento ou custos elevados como principais barreiras para o pleno acesso e domínio às novas ferramentas digitais”.

Segundo Takemoto, para a Fenae, “é crucial que a Caixa continue sendo um banco público próximo da população e promova uma transformação digital inclusiva. A digitalização e a presença física das agências não são opostas, mas, sim, forças complementares, essenciais para prestar um atendimento de qualidade à população”. 

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