Chegou a hora de celebrar o aniversário da Associação do Pessoal da Caixa Econômica Federal de Tocantins (Apcef/TO), que completa nesta segunda-feira (20) 31 anos de sonhos, lutas, conquistas e integração. As associadas e os associados estão de parabéns, pois fazem parte de rica história de uma organização associativa forte e representativa, considerada uma das entidades-caçulas entre as filiadas da Federação Nacional das Associações do Pessoal da Caixa (Fenae). A data de fundação é 20 de novembro de 1992. Desde então, porém, são muitas experiências em um único lugar: lazer em família, esportes, cultura, eventos sociais, cursos e conhecimento, além de convênios.

Em três décadas e um ano, com sede em Palmas (capital) e subsedes em Araguacema e Miracema, a Apcef/TO sempre esteve ao lado do empregado da Caixa em atividade, aposentado e pensionista, assim como de familiares das associadas e dos associados. Nesse período, a associação tocantinense reforçou o compromisso com a promoção do bem-estar/qualidade de vida e a defesa dos direitos dos trabalhadores desse banco público tão importante, forte e social para o desenvolvimento sustentável e regional do Brasil.

A associação tocantinense possui forte representatividade quando se refere à defesa da Caixa 100% pública e social, combinada com a defesa dos interesses das trabalhadoras e dos trabalhadores do banco, numa prova de que a entidade é muito mais do que um clube. Em Palmas, por exemplo, a sede da Apcef/TO está situada em local privilegiado à beira do lago, na região dos clubes, com uma praia que proporciona ao empregado associado um mergulho refrescante, além de uma vista do pôr-do-sol do Rio Tocantins e da Ponte da Amizade, com oito quilômetros de extensão. 

A associada e o associado têm ainda ao dispor uma piscina adulta e outra infantil, dois campos de futebol, churrasqueiras, pista para caminhadas, quadras de vôlei e de tênis, parque infantil, um salão de festas, mesas de jogos, camping e uma ampla área verde com frutas nativas. Uma rampa no lago permite a prática de esportes náuticos e pescaria. Somada a toda essa estrutura de lazer, o clube conta ainda com bar e restaurante que oferecem à associada e ao associado pratos à la carte e almoço aos sábados e domingos. 

Em Palmas (capital) e em Araguacema e Miracema (ambas no interior), a atuação da Apcef/TO busca disponibilizar um espaço de integração e lazer para as associadas e para os associados. Assim, as empregadas e os empregados da Caixa em Tocantins encontram na associação uma rede adequada para o debate dos assuntos de interesse da categoria e para interagir com a comunidade. 

Com o apoio da Fenae, a Apcef/TO trabalha para aprimorar o atendimento ao seu quadro de sócios. Isso leva a que a associação tocantinense propicie um espaço que possa cada vez mais integrar o pessoal da Caixa no estado, com encontros entre colegas de trabalho, competições esportivas e culturais, integração familiar e momentos de lazer.