Já estão definidos os nomes dos empregados da Caixa que vão representar o Rio Grande do Norte na etapa nacional do Talentos Fenae/Apcef, edição 2024/2025. Neste ano, o concurso cultural teve como tema "A arte é sentir". Com isso, durante a festa de seleção estadual, realizada pela Apcef/RN no último sábado (11/01), diversos talentos aproveitaram o momento para expressar a sua arte em grande estilo.

A seletiva foi marcada pela alegria, emoção e a criatividade dos associados. Além da eliminatória na categoria de música (interpretação e composição), o evento premiou os artistas ganhadores das demais modalidades.

Intérpretes e compositores se revezaram no palco da Sede Campestre localizada em Parnamirim (RN), acompanhados de uma banda formada por músicos renomados da cidade. Além disso, o time de jurados contou com a participação de profissionais qualificados em técnicas musicais.

Para o presidente da Apcef/RN, Fernando Costa, o Talentos é uma importante oportunidade para os empregados da Caixa mostrarem suas habilidades artísticas e seus talentos. Escritor com livros publicados, Fernando contou que, em outras edições, ele mesmo já participou do concurso, onde chegou a conquistar o primeiro lugar na etapa estadual, e o segundo lugar na nacional.   “No país onde a cultura, muitas vezes, não é valorizada, a atitude da Fenae em promover um evento cultural a nível nacional é essencial para valorizar os nossos colegas que estão no dia a dia dos bancos, lutando para conquistar metas e atender da melhor forma a população”, destaca. 

Fernando destaca que, em consonância com a Fenae, a Apcef/RN realiza, ao longo dos anos, eventos para dar oportunidades para os bancários da Caixa expressarem suas diversas formas de fazer arte. “O Talentos mostra que os empregados da Caixa vão além da função que eles exercem.  É fundamental quando você tem um evento como este, onde os empregados têm a oportunidade de mostrar que que vão além da sua questão laboral”, finaliza Fernando.

O Talentos é um concurso cultural da Federação Nacional das Associações do Pessoal da Caixa (Fenae) e das Associações do Pessoal da Caixa (Apcefs), aberto aos empregados da Caixa ativos, aposentados ou pensionistas. Os dependentes puderam participar apenas na modalidade Desenho Infantil.
Os inscritos concorreram em quatro categorias, divididos em oito modalidades do concurso:  Artes Visuais (Foto e Filme), Artes Plásticas (Desenho/Pintura e Desenho Infantil), Literatura (Contos e Crônicas) e Música (Composição e Interpretação).

Conheça a lista dos vencedores de cada categoria.

Artes plásticas

Desenho e pintura: Mariana de Araujo Costa Rodrigues
Obra: Cigarra do NE
Desenho infantil: Miguel Felipe e Sousa (criança).
Obras: Os Protagonistas.

Artes Visuais 

Foto: Antônia Maria Alternízia Mota Neves
Obra:  Reflexo.
Filme: Ana Claudia Araújo de Albuquerque
Obra:  Joias de recôncavo

Literatura

Contos e Crônicas: Aldenir Dantas da Costa -
Obra: O homem que não quis ficar no céu-
Poesia: Diego Leite de Barros
Obra: Foto antiga

Música

Composição: José Antônio da Silva Sousa
Obra:  Clichê
Interpretação: Daniella Fernanda de Aguiar Almeida Gomes Cesar de Albuquerque
Obra: Versos simples