2024, 1º de julho, é momento de celebrar os 70 anos da Associação do Pessoal da Caixa Econômica Federal do Amazonas (Apcef/AM). São sete décadas de luta em defesa do banco público e dos direitos dos empregados da Caixa, sem deixar de lado a promoção do bem-estar e da qualidade de vida por meio do esporte, da cultura, do lazer e de atividades sociais. 

Na Apcef/AM, fundada em 1º de julho de 1954, os empregados de um banco público que tanto faz pela sociedade brasileira são valorizados. A atuação da associação amazonense é marcada por toda uma história de lutas, conquistas e crescimento. Os parabéns são para agradecer aos empregados ativos, aposentados e pensionistas da Caixa no Amazonas, estendidos para a Fenae, que é a principal parceria e apoiadora da Apcef/AM em todos os projetos desenvolvidos em prol dos associados amazonenses.

Antes de ser denominada Apcef/AM, no início da década de 1990, a associação amazonense ainda passou a ser conhecida em 1980 por Associação dos Economiários do Amazonas (AEA). 

Hoje, a Apcef/AM registra uma contribuição histórica no processo de fortalecimento do movimento associativo dos trabalhadores do único banco 100% púbico do país, com exemplos de solidariedade e ações extensivas à sociedade. São executados ainda projetos nas áreas esportiva, cultural e social, destacando-se a atuação em defesa dos direitos da categoria bancária. 

No portfólio de atividades nas mais diferentes áreas, destacam-se projetos de responsabilidade social desenvolvido pela Apcef e Fenae, em parceria com a Moradia e Cidadania. A iniciativa prevê reforço escolar para crianças e alfabetização para adultos e idosos. Há ainda, como suporte aos projetos de responsabilidade social, apresentações culturais para resgatar as tradições da região.

Em 2021, como parte das iniciativas para fomentar ações sociais, a Apcef/AM contou com o apoio da Fenae para desenvolver a campanha de solidariedade SOS Amazonas, quando foram arrecados recursos e insumos no pior momento do agravamento da pandemia da covid-19 na região amazônica.