Sábado, 7 de setembro de 2024. Data não apenas para recordar o marco histórico da Independência do Brasil/feriado nacional, mas para celebrar o aniversário de 64 anos da Associação do Pessoal da Caixa Econômica Federal do Distrito Federal (Apcef/DF), fundada no ano de 1960. Entretanto, o dia em que se cantam os parabéns pelas seis décadas e quatro anos da associação brasiliense não vai passar em branco. Um grupo representativo de associadas e associados, além de familiares e convidados, prestigia o tradicional Clube da Feijoada, que está na sua 11ª edição.

A festa pelos 64 anos da Apcef/DF está agendada para o período das 12h às 17h30, com open bar (caipirinha, caipirosca, cerveja, suco, refrigerante e água) e open food (petiscos de entrada, buffet de feijoada e sobremesa). Haverá espaço kids para divertir a criançada. 

Considerado o maior do ano pela diretoria da associação brasiliense, o Clube da Feijoada terá como atrações musicais a cantora/sambista Dhi Ribeiro e o bloco Eduardo e Mônica, a quem caberá a responsabilidade de animar o público presente com axé e pop rock. Como das vezes anteriores, o evento será realizado na área das churrasqueiras.

Será a celebração de mais um ciclo que se renova. São 64 anos de muita luta e desafios, ancorada em história, mobilização e muitas conquistas, sempre em parceria com a Fenae e por um Brasil mais justo e democrático. É fato ainda que a Apcef/DF existe por conta de seus associados, que, em sua maioria, são os empregados ativos e aposentados da Caixa lotados em Brasília (DF).

Ao longo dessas mais de seis décadas, a associação brasiliense se consolidou como um pilar importante da luta pelos direitos das empregadas e dos empregados, assim como em defesa do banco 100% público e de caráter social, promovendo também o bem-estar, o lazer, o esporte, o desenvolvimento cultural e uma qualidade de vida equilibrada.

“É com muita alegria que comemoramos os 64 anos da nossa Apcef/DF neste sábado, feriado do dia 7 de setembro. É muito importante a existência das Apcefs em todo o Brasil, pois, além de proporcionarem lazer e qualidade de vida aos empregados, defendem seus direitos e uma Caixa 100% pública, fundamental para o desenvolvimento do nosso país”, frisou o presidente da entidade e diretor da Região Centro-Oeste da Fenae, José Herculano do Nascimento, o Bala, como é mais conhecido.

O presidente da Fenae, Sergio Takemoto, parabeniza a Apcef/DF pelos 64 anos de uma trajetória de realizações e deseja a todas as associadas e a todos os associados da entidade cada vez mais êxitos no decorrer de novos ciclos de lutas que virão.   

Histórico

Sob a denominação de Associação dos Economiários de Brasília (AEB), a Apcef/DF foi fundada em 7 de setembro de 1960. A ideia em vigor, naquele momento, era criar uma associação beneficente e recreativa dos servidores da Caixa Econômica Federal na Capital da República. 

Desde então, a associação brasiliense vem consolidando-se como uma entidade forte, engajada e representativa, que disponibiliza lazer, esporte, cultura e defesa dos direitos dos empregados e dos aposentados da Caixa. Tanto que a história da Apcef/DF se confunde com a história de Brasília, pois, na época (início dos anos 1960), a maioria dos então servidores da Caixa era estatutário e originário de diversos estados brasileiros, ansiosos por uma mais rápida e completa adaptação ao seu novo “habitat”. 

Com base nessas premissas, houve a necessidade de ser criada, em ritmo de Brasília, uma associação de caráter cultural, esportivo, social e beneficente. O terreno do hoje Clube da Apcef/DF foi doado pelo Governo do Distrito Federal (GDF), com a sede de então funcionando de maneira precária. 

As obras de construção da atual sede social datam de 1975, embora a inauguração tenha ocorrido em 1978, com instalações em um terreno de 42 mil metros quadrados, no Setor de Clubes Norte, em Brasília, às margens do Lago Paranoá. Conta com ginásios poliesportivos, quadras de tênis, quadras de vôlei de areia e campos de futebol, churrasqueiras, salão de festa, parque aquático infantil, academia, dentre outros espaços ou equipamentos. 

Em 1989, entretanto, foi realizada uma assembleia geral extraordinária com o propósito de mudança de denominação e reforma do estatuto da entidade. Com isso, ocorreu a unificação dos nomes de todas as associações do pessoal da Caixa, culminando na criação da Associação do Pessoal da Caixa Econômica Federal do Distrito Federal (Apcef/DF).

Na atual sede social, a orla foi inaugurada em 2021 e possui bangalôs, redários e ornamentação com pedras portuguesas no calçamento. No local, de modo a proporcionar momentos de convivência familiar e social, a associação realiza atividades que visam o lazer dos associados. 

Para promover o entretenimento dos seus associados, a Apcef/DF tem realizado shows de renomados artistas do cenário musical nacional. Já passaram pelo palco da associação brasiliense Exaltasamba, Beth Carvalho, Gera Samba, Jorge Aragão, Trem da Alegria, Double You, Pholhas e Flávio Venturini.