A TV Equinócio, afiliada da Rede Record, repercutiu o projeto social desenvolvido pela Federação Nacional das Associações do Pessoal da Caixa (Fenae) e a Apcef/AP, em parceria com a ONG Moradia e Cidadania, que oferece aulas de reforço escolar para crianças em situação de vulnerabilidade social em Macapá (AP).  

A reportagem entrevistou a diretora de Políticas Sociais da Fenae, Rachel Weber, que visitou o projeto “Educar é um risco de liberdade e autonomia” na última sexta-feira (25/10), responsável por promover uma verdadeira transformação social na vida das meninas e meninos atendidos no Centro de Solidariedade João Paulo I, com aulas de reforço escolar e educação cidadã.

Na entrevista, Rachel Weber reforçou a parceria de sucesso entre a Fenae, Apcefs de todo país e a ONG Moradia e Cidadania para auxiliar na educação de crianças em todas as regiões do país. “Aqui no Amapá, estamos ajudando no reforço escolar destas crianças e dando cidadania para essas famílias. Muitas têm dificuldade na escola, e a partir desse projeto já temos resultados positivos. O projeto já tem tido um resultado muito interessante no desenvolvimento social dessas famílias”, reforçou Rachel.

O projeto 

Atualmente, o projeto atende 60 alunos que têm entre 8 e 15 anos de idade, com acompanhamento educacional que envolve uma série de atividades essenciais para o fortalecimento e o desenvolvimento cognitivo dos jovens estudantes de escolas públicas, moradoras nas áreas próximas ao Centro de Solidariedade, provenientes de famílias de baixa escolaridade e renda. Com isso, são oferecidas aulas de matemática e português, com ênfase no desenvolvimento da escrita, leitura e interpretação de texto. Além disso, na compreensão e resolução de situações problemas a partir de aprendizagem das operações matemáticas.