Os ritmos e as cores da Bahia deram o tom da noite de abertura do Inspira Fenae 2022 no Deville Convention, em Salvador! Ao som dos tambores do grupo Afro Batá, a atmosfera de celebração logo tomou conta do espaço que recebeu a 5ª edição do evento. O público também se emocionou com a performance da jovem bailarina Vitória Bueno. A palavra “Imagine”, escolhida como o mote principal do evento, chegou como um convite aos empregados Caixa e associados das Apcefs para refletirem sobre o papel de cada um e cada uma na construção de um futuro melhor para toda a sociedade.

 

IMG_4955.JPG

O clima de emoção e de reencontro marcou a primeira noite do Inspira 2022 marca a retomada de atividades presenciais realizadas pela Fenae e pelas Apcefs, após uma breve pausa por conta da pandemia. Por conta disto, o evento em Salvador contou com público reduzido, com cerca de 380 participantes, além da adoção de todos os protocolos necessários para garantir a proteção dos presentes.

O presidente da Fenae, Sergio Takemoto, fez uma fala de boas-vindas aos participantes e ressaltou que este é momento muito especial para todos e todas. “Muito bom ouvir as pessoas falando da alegria de estarmos reunidos com gente de Norte a Sul do país, todos os presidentes das Apcefs, toda a diretoria da Fenae”. Ele ainda ressaltou que o mote do evento, que traz a palavra “Imagine”, convida todas e todas a pensarem num país melhor, mais justo e com menos desigualdade. “Neste sentido, enquanto houver um cidadão sem moradia digna ou alguma pessoa passando fome no país, a Caixa será fundamental. E o trabalho que os empregados da Caixa realizaram e realizam demonstram isso”, afirmou.

Diretor de Administração e Finanças da Fenae, Clotário Cardoso, enfatizou que por conta pandemia este Inspira se tornou um evento muito aguardado e salientou que graças à ciência “estamos aqui hoje celebrando a vida e que através do Inspira a gente possa imaginar um país melhor, não apenas para nós, mas para o mundo, pois o Brasil e o nosso povo tem muito a contribuir com a o mundo”. Visivelmente emocionado, o presidente da Apcef/BA, John Ralph Goodwin, destacou que após quase dois anos e meio de pandemia, não poderia haver melhor escolha do que a Bahia para retomar o caráter presencial do Inspira. “Esse é um estado mágico, que tem por vocação a alegria e o acolhimento. Então, espero que você se se sintam acolhidos. A Bahia recebe vocês de braços abertos”, disse.

 

JW3_1505.JPG

O atual presidente da Fenae aproveitou a cerimônia de abertura para fazer uma breve homenagem ao ex-presidente da entidade, Jair Pedro Ferreira. “Por conta da pandemia, não tivemos a oportunidade de agradecer por seu grande trabalho e por sua trajetória dentro da Caixa”. Jair subiu ao palco para agradecer e para dizer que o período de pandemia trouxe muitas reflexões e que fez “a gente descobrir que o importante são as pessoas e que nós somos capazes de superar as dificuldades”, afirmou, fazendo uma saudação especial a todos os empregados e empregadas da Caixa.

 

JW3_1587.JPG

Uma das personalidades que inspiraram a ambientação do evento, foi a do filósofo e educador Paulo Freire (1921-1997), patrono da educação brasileira, que foi homenageado na estação Educação e Conhecimento do Espaço Viva Fenae. Frases e citações de sua autoria como “amar é um ato de coragem” se espalharam pelos degraus da escadaria que separa os dois níveis do espaço que abrigou o evento. A ambientação contemplou também a figura do músico inglês John Lennon (1940-1980), líder da banda The Beatles e que na canção “Imagine” conclama todos a sonhar com um mundo sem divisões e onde todas as pessoas possam viver em paz.  

Segundo dia de programação do Inspira

O evento segue com novas atividades ao longo deste sábado (9). Além de mais duas edições do TED Experiências, que traz ao palco depoimentos e histórias narradas por empregados Caixa, a programação também conta com palestras de Nina Silva, Lucas Foster, Viviane Mosé, Eduardo Moreira, Pedro Hallal e Rita von Hunty.

O público também pode seguir aproveitando o Espaço Viva Fenae, interagindo nas seis estações e conhecendo um pouco mais sobre todos os projetos desenvolvidos pela Fenae em parceria com as Apcefs. Nas intervenções artísticas o público confere performances do poeta Maviael Melo e dos músicos Morotó Slim, na guitarra baiana, Mário Soares, no violino, além de Daniel Neto, no acordeon.

 

0E4A0336.JPG