Notícias

live-abertura-corrida-da-fenae-600x400 09.10.jpg

09/10/20 09:43 / Atualizado em 09/10/20 11:32

minuto(s) de leitura.

Vem aí a Corrida Virtual X-ROSA 10K que integrará corredores de todo o país

Objetivo é conscientizar empregados da Caixa, associados e dependentes sobre a importância da prevenção do câncer de mama e de próstata.

A Federação Nacional das Associações do Pessoal da Caixa Econômica Federal (Fenae), e as Associações do Pessoal da Caixa Econômica Federal (Apcefs) se preparam para a realização da Corrida Virtual X-ROSA 10K (outubro Rosa & novembro Azul) que se realizara no próximo dia 25 em todo o país. O evento tem como objetivo conscientizar os empregados da Caixa, associados e dependentes sobre a importância da prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama e de próstata.

Informações detalhadas sobre a corrida foram explicadas na última quarta-feira (7) durante live realizada com o diretor de esporte da Fenae, Carlos Alberto de Oliveira Lima (Caco), o associado da Apcef/ DF e organizador da corrida Nirley Braz e a atleta Leila d’Almeida Silva Gonçalves, empregada Caixa e associada da Apcef/DF.

Os participantes da live explicaram que a corrida não possui cunho competitivo, e se configura conforme o condicionamento e o preparo físico de cada participante. Também ressaltaram que consiste em parte da missão da Fenae - assim como das Apcefs - o incentivo à prática esportiva, para a promoção do bem-estar do pessoal da Caixa. 

As inscrições podem ser feitas pelo aplicativo Strava – que é muito utilizado por corredores e ciclistas – até o dia 15 de outubro, e inclui os dependentes (devidamente cadastrados) dos associados das Apcefs, acima de 18 anos. A prova de corrida ou caminhada de rua será realizada no dia 25, durante todo dia, em local cuja escolha ficará a critério do participante para o cumprimento das distâncias.

Conforme o regulamento, ao se inscrever, o participante se habilita a percorrer a distância de, no mínimo, dez quilômetros. O evento esportivo poderá ser nas modalidades corrida de rua, em pista, cross country, trail run ou na esteira, entre outras. 

A atividade de cada participante será monitorada pela organização da atividade e pelo aplicativo Strava, da seguinte forma: o interessado em participar poderá escolher um horário para percorrer os 10 quilômetros a partir da zero hora até a meia noite do dia 25. E o percurso e performance serão registrados pelo Strava e acompanhados pela comissão organizadora. 

De acordo com o diretor de esportes da Fenae, Carlos Alberto Lima, as duas campanhas são bastante importantes, uma vez que muita gente ainda não possui informações suficientes sobre o câncer de mama e o câncer de próstata. “Nada melhor do que utilizar as ferramentas do esporte para conseguir conscientizar as pessoas”, afirmou ele.

Integração dos associados

Caco destacou que o evento consiste em mais uma forma de interação entre os associados das Apcefs. “Essa é mais uma das características dos eventos da Fenae: integrar os associados de todo o país. Você realiza um evento tanto para os associados do Rio Grande do Sul, como para os do Centro-Sul, do Nordeste e do Norte. É um grande salto nesse processo de integração promovido pela Fenae”, frisou.

Ele afirmou ainda que sem as Apcefs não seria possível reunir tantas pessoas. Carlos Alberto Lima aproveitou para contar sua própria história pessoal, já que foi depois de passar por um cateterismo que começou a fazer exercícios, o que ajudou na sua qualidade de vida. “Todos devem conhecer seus limites, respeitar os seus tempos”, contou.

O diretor da Equipe X Assessoria Esportiva Nirley Braz, afirmou que estes eventos acontecem há oito anos. Segundo ele, as últimas edições contaram, inclusive, com um treinão, que não teve caráter competitivo.

“A proposta é reunir as pessoas para correr uma determinada distância, de acordo com o limite de cada um. Estabelecemos o mínimo de 10 quilômetros, porque corresponde a uma distância acessível para todos”, explicou.

Segundo Braz, a prática de esportes é, também, uma maneira de prevenção de doenças. De acordo com ele, os participantes do evento terão de caminhar ou correr em qualquer lugar no dia 25. Para isso, entretanto, é necessário baixar o aplicativo e procurar o clube Outubro Rosa para se cadastrar.

O organizador informou, ainda, que pessoas que não são associadas das Apcefs também podem participar do evento, bastando para isso se registrar no aplicativo. Estas pessoas também terão direito a concorrer a prêmios

Começando aos poucos

A atleta da Equipe X, Leila d’Almeida, que já participou de outras corridas da Fenae afirmou que será a primeira corrida de 10 quilômetros de que participará este ano. Leila está se recuperando de um problema de lesão. “No início, as pessoas devem ir aos poucos, aumentando seu ritmo de forma gradual. Não se pode esperar para começar”, ressaltou.

Para a atleta, “é necessário constância na prática, para se ir evoluindo até conseguir correr os 10 quilômetros”. Leila também orientou as pessoas para que busquem profissionais da área, de forma a receber orientações.

“Dez quilômetros não é um bicho de sete cabeças. Sugiro que a pessoa comece por fazer 10 quilômetros conhecendo o caminho, caminhando, depois correndo, ou revezando-se nas duas atividades, durante o dia 25. Em função do clima quente, aconselho que procurem fazer num horário cedo pela manhã, ou à noite, para escapar do sol”, explicou Nirley Braz.

 “Os participantes poderão fazer a corrida/caminhada na quadra, numa rua, no parque, onde acharem melhor”, acentuou ele.

Instruções para os interessados

Para participar da corrida, os interessados precisam baixar o aplicativo Strava. O aplicativo é gratuito e dentro dele é só procurar o nome “Clube Outubro Rosa”. Entrando lá a pessoa se cadastra dentro do clube.

Entrando lá a pessoa clica no item Viva a Fenae/Apcef. Lá acessa o item Outubro Rosa, onde poderá fazer seu cadastro. Dentro do Clube Apcef, os inscritos também terão a possibilidade de concorrer a prêmios.

Todos os que registrarem os 10 quilômetros no dia 25 e estiverem dentro do clube vão concorrer a um relógio smart watch. Sendo que quem é associado a alguma Apcef, baixar o aplicativo e responder até o dia 16 a um quiz até as 15h, poderá concorrer a 100 kits de atleta para ser usado no dia da corrida.

Outro sorteio será de dois relógios smart watch – um feminino, outro masculino. Será realizado no dia 27, dois dias depois da corrida. Os atletas que se inscreverem no Strava, responderem ao quiz do Viva Fenea e cumprirem o desafio, se postarem no dia da corrida, pelas redes sociais, a hastag ‘Viva Fenae Apcefs Corrida Virtual X Rosa’ terão direito a concorrer aos relógios.

No dia da corrida, os organizadores orientam os participantes a usar máscaras, beber bastante água, evitar o sol escaldante, bem como aglomerações e todos os cuidados sanitários exigidos em tempos de pandemia.

Todas estas informações e outras que você desejar estão no aplicativo. Mais de 200 pessoas já fizeram sua inscrição. Se você ainda não fez, corra para providenciar a sua.

 

 

Acesse as redes da Fenae:

Acesse e conheça as vantagens de ser um associado

selecione o melhor resultado