26/07/2010 08:56 / Atualizado em 26/07/2010 08:57

Taxa de desemprego cai 0,5% e fecha o mês de junho em 7%

Fenae Net

Em junho, a taxa que mede o desemprego no país caiu 0,5%, fechando o mês em 7%. Em relação a junho do ano passado, que registrou taxa de 8,1%, a redução foi ainda maior, alcançando 1,1%. Os números são do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Entre maio e junho, segundo o IBGE, 117 mil pessoas deixaram de procurar emprego. Isso refletiu o recuo de 6,6% da população desocupada no mês pesquisado, estimada em 1,6 milhão de pessoas. No acumulado do ano, a queda já chega a 11,8%. A população ocupada, que soma 21,9 milhões de pessoas, se manteve praticamente inalterada entre maio e junho, crescendo 3,5% em relação a o mesmo período do ano passado.

O rendimento médio do brasileiro também melhorou no período, crescendo 0,5% de um mês para o outro, fechando junho em R$ 1,423 mil. O aumento foi de 3,4% em comparação com o mesmo mês de 2009.

O IBGE aponta ainda que, no primeiro semestre deste ano, a média da taxa de desemprego caiu para 7,3%. O acumulado representa queda de 1,3% em relação aos primeiros seis meses do ano passado. A Pesquisa Mensal do Emprego do IBGE é feita nas seis principais regiões metropolitanas do país: Recife, Salvador, Belo Horizonte, Rio de Janeiro, São Paulo e Porto Alegre.