16/06/11 09:39 / Atualizado em 16/06/11 09:40

Sindicatos podem acessar no site da Contraf-CUT caderno de subsídios para conferências regionais

Um caderno com textos de subsídios foi editado pela Contraf-CUT para orientar os debates das conferências regionais preparatórias à 13ª Conferência Nacional dos Bancários, que será realizada entre 29 e 31 de julho, em São Paulo. O caderno está disponível na seção download do site da entidade para os sindicatos e federações.

Na primeira parte do caderno, há um texto sobre Emprego Decente, adaptado do conceito de Trabalho Decente da Organização Internacional do Trabalho (OIT) que a CUT Nacional adotou como uma das estratégias de luta dos trabalhadores brasileiros para 2011. A CUT está realizando uma série de oficinas regionais para aprofundar a discussão sobre o tema, em preparação à I Conferência Nacional de Trabalho Decente, marcada para maio de 2012.

Os textos da segunda parte referem-se aos quatro grandes temas para a Conferência definidos pelo Comando Nacional dos Bancários na reunião realizada em São Paulo no dia 31 de maio: Emprego e remuneração, Saúde do trabalhador e condições de trabalho, Segurança bancária e Sistema Financeiro Nacional.

A Conferência Nacional dos Bancários é o mais importante fórum nacional de deliberações da categoria e definirá a pauta de reivindicações da Campanha Nacional 2011. Está sendo precedida de consultas com a categoria, de conferências regionais e dos congressos nacionais dos bancos públicos federais.