seminarioBancosPublicosSEEBSP.png
Foto: ReproduçãoSEEB-SP

07/04/17 07:02 / Atualizado em 07/04/17 07:17

Sindicato dos Bancários de São Paulo promove seminário em defesa dos bancos públicos

Além dos debates que vão ocorrer das 9h às 18h de segunda-feira, também será lançada uma cartilha sobre mentiras usadas contra essas instituições essenciais ao desenvolvimento do país

O Sindicato dos Bancários de São Paulo, Osasco e Regiões realiza na segunda-feira (10) o seminário Em Defesa dos Bancos Públicos, quando também será lançada a cartilha Em Defesa dos Bancos Públicos: Verdades e Mentiras. O evento visa a auxiliar os trabalhadores e outros segmentos da sociedade a entender os motivos que estão levando essas empresas a um processo de desmonte.

Serão apresentados os aspectos relacionados à redução de postos de trabalho, processos de reestruturação para reduzir direitos, fechamento de agências e a dura realidade enfrentada por bancários da Caixa Econômica Federal, Banco do Brasil e outras instituições financeiras públicas.

O debate será transmitido ao vivo pelo Sindicato por meio do site e de suas redes sociais.

Cartilha

A cartilha foi elaborada a pedido do Sindicato pelo economista João Sicsú, professor da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). “Existe um processo de desmonte geral do Estado brasileiro, por meio de propostas de reformas da Previdência e trabalhista. Os bancos públicos também estão inseridos nesse ataque”, afirma.

O professor da UFRJ explica que um dos objetivos da publicação é desvendar questões: “Existem mentiras que são marteladas o tempo todo, transmitindo a ideia de serem verdades. Uma delas é que os bancos públicos não têm competência, por exemplo, para ofertar crédito. A verdade, no entanto, é que desde 2004 as taxas de inadimplência das instituições financeiras públicas são bem menores que a dos privados. O que mostra que há um grande zelo nesses bancos com essas operações.”

O diretor do Sindicato e também coordenador da Comissão Executiva dos Empregados (CEE/Caixa), Dionísio Reis, lembra que o seminário e a cartilha integram a luta diária da entidade, da Apcef/SP e de outras entidades para ampliar a resistência contra a privatização.

Serviço  - O seminário será realizado no Braston Hotel São Paulo (Rua Martins Fontes, 330), sala Topázio. O evento é gratuito, mas interessados devem fazer inscrição até as 15h de sexta-feira (7), enviando nome, e-mail e telefone de contato para seminário@spbancarios.com.br ou pelo 3188-5200.

Mesas e painéis

Participarão da mesa de abertura Vagner Freitas, presidente da Central Única dos Trabalhadores (CUT); Guilherme Boulos, líder do Movimento dos Trabalhadores Sem Teto (MTST); Pedro Celestino da Silva Pereira Filho, presidente do Clube de Engenharia; Carina Vitral Costa, presidenta da União Nacional dos Estudantes (UNE).

A segunda mesa, a partir das 9h30, vai abordar a conjuntura nacional. Participam Aldo Fornazieri, professor da Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo (Fespsp); Tereza Cruvinel, jornalista; e o senador Luiz Lindbergh Farias Filho (PT/RJ).

O terceiro painel será sobre financiamento da indústria e emprego. Os palestrantes serão João Sicsú; Marcelo Trindade Miterhof; economista e integrante da Associação dos Funcionários do BNDES; Antonio José Alves Junior, professor da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ); Fernando Figueiredo, presidente da Associação Brasileira da Indústria Química (Abquim).

A quarta e última mesa, a partir das 15h, vai tratar o financiamento do desenvolvimento. Com as presenças de Sergio Rosa, ex-presidente da Previ e da Contraf; Maria Fernanda Ramos Coelho, ex-presidenta da Caixa; Aristides Veras dos Santos, presidente da Confederação Nacional dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares (Contag); Kelli Mafort, direção Nacional do Movimento dos Trabalhadores Sem Terra (MST).

O lançamento da cartilha Em Defesa dos Bancos Públicos: Verdades e Mentiras será às 17h. Os palestrantes serão Juvandia Moreira, presidenta do Sindicato, e os professores João Sicsú e Antonio José Alves Junior.