22/07/11 08:49 / Atualizado em 22/07/11 08:50

Segunda edição dos Jogos dos Aposentados será aberta nesta sexta-feira

Fenae Net

Começa oficialmente nesta sexta-feira, dia 22 de julho, em Brasília (DF), a segunda edição dos Jogos dos Aposentados, organizada pela Federação Nacional das Associações de Aposentados e Pensionistas da Caixa (Fenacef), sob o patrocínio da Fenae e de outras entidades de representação. O evento se estende até quarta-feira da próxima semana, dia 27 de julho, e reunirá atletas de 22 associações de aposentados da Caixa de todo o país.

A estimativa é de que mil pessoas participem das competições, cujo palco será a sede da Apcef/DF. Por ocasião da cerimônia de abertura, haverá a apresentação de cada delegação inscrita. Depois, o hino nacional e o hino do Distrito Federal serão entoados. Os participantes vão acompanhar o canto do hino brasileiro e, logo após, serão hasteadas as bandeiras do Brasil, do Distrito Federal e das associações envolvidas.

A cerimônia de abertura dos jogos também prevê juramento do atleta e saudação ao público pelos presidentes da Fenae (Pedro Eugenio Leite), da Fenacef (Décio de Carvalho), da Apcef/DF (Antônio Carlos Alves - Kaká) e da AEA/PR (Marlene Rodrigues Dias). Também pela Fenae participará do evento Ely Custódio Freire, diretora de Cultura, e Olívio Gomes Vieira, diretor para Assuntos dos Aposentados e Pensionistas.

Durante seis dias, os atletas vão disputar diversas modalidades, entre individuais, de duplas e coletivas. As modalidades previstas são canastra, corrida rústica (5 mil e 10 mil metros), damas, dominó, futebol de salão, futebol soçaite, natação, sinuca, tênis de campo, tênis de mesa, truco, vôlei misto de quadra, vôlei misto de praia e xadrez.

Os três primeiros colocados de cada modalidade receberão medalha. Só não haverá contagem de pontuação por delegação e nem classificação geral.

A cerimônia de encerramento, em 27 de julho, será realizada após a última partida da competição, com homenagens e agradecimentos da coordenação geral dos Jogos dos Aposentados.

A edição 2011 dos Jogos dos Aposentados concederá a “Taça Carlos Levino Villanova” para a associação que alcançar a maior pontuação nas competições. A taça é uma homenagem a uma das mais conhecidas lideranças – Carlos Levino Villanova, que faleceu no início deste ano.