20/07/11 08:35 / Atualizado em 20/07/11 08:37

Segunda edição dos Jogos dos Aposentados começa nesta sexta-feira em Brasília

Fenae Net

Começa oficialmente nesta sexta-feira, dia 22 de julho, em Brasília (DF), a segunda edição dos Jogos dos Aposentados da Caixa, organizados pela Federação Nacional das Associações de Aposentados e Pensionistas da Caixa (Fenacef), sob o patrocínio da Fenae e de outras entidades de representação.

O evento reunirá cerca de mil pessoas, entre atletas, acompanhantes e dirigentes das 22 associações de aposentados da Caixa de todo o país. Até o dia 27 de julho, data em que os jogos serão encerrados, as quadras de vôlei de areia, quadras de tênis (saibro), quadras externas de vôlei, ginásio de esportes, salão de sinuca, salão de jogos, piscina semi-olímpica, campos de futebol e o quioscão estarão reservados exclusivamente para essa competição, de modo a propiciar momentos ímpares de confraternização.

A abertura está marcada para a sede social da Apcef/DF. Inicialmente, haverá a apresentação de cada delegação inscrita. Depois, os participantes acompanham o canto do hino brasileiro, seguido pelo hasteamento das bandeiras do Brasil, do Distrito Federal e das associações envolvidas.

A cerimônia de abertura dos jogos também prevê juramento do atleta e saudação ao público pelos presidentes da Fenae (Pedro Eugenio Leite), da Fenacef (Décio de Carvalho), da Apcef/DF (Antônio Carlos Alves – Kaká) e da AEA/DF (Marlene Rodrigues Dias). Também pela Fenae participará do evento Ely Custódio Freire, diretora de Cultura, e Olívio Gomes Vieira, diretor para Assuntos de Aposentados e Pensionistas.

Durante seis dias, os atletas vão disputar diversas modalidades, entre individuais, de duplas e coletivas. As disputas serão realizadas na sede social da Apcef/DF. Os três primeiros colocados de cada modalidade receberão medalha. Só não haverá contagem de pontuação por delegação e nem classificação geral.

A edição 2011 dos Jogos dos Associados concederá a “Taça Carlos Levino Villanova” para a associação que alcançar a maior pontuação. A taça é uma homenagem a uma das mais conhecidas lideranças – Carlos Levino Villanova, que faleceu no início deste ano.

A cerimônia de encerramento será realizada após a última partida da competição em 27 de julho, com homenagens e agradecimentos da coordenação geral dos Jogos dos Aposentados.